Casa de Ibérico Nogueira

Centro | Nelas

Casa de Ibérico Nogueira

A pequena quinta encontra-se inserida no projeto Santar Vila Jardim, do arquiteto Fernando Caruncho, que liga e permite a visita a diversos jardins históricos do centro da vila. Junto à casa, de raiz oitocentista, encontra-se uma zona de sombra criada por pérgula de glicínia junto a tanque de granito, com uma tília e uma lagerstroemia. Daqui, o visitante pode admirar ao longe a serra da Estrela e as novas hortas instaladas no jardim.

O percurso oferecido ao visitante inicia-se no Jardim dos Linhares, pertencente e fronteiro à Casa dos Condes de Santar e Magalhães. O Jardim Ibérico Nogueira situa-se numa quota mais elevada em relação aos Linhares, em suave declive, com cerca de 8500 m2, é composto por amplos campos com vinha e pomar de pereiras, macieiras e romãzeiras, cruzados por arruamentos.

Uma pérgula de glicínias, em estrutura de granito e ferro, foi construída para unir os dois jardins e assim permitir a circulação dos visitantes e utilizadores das hortas.

Inventário: Joaquim Gonçalves – Junho de 2018

inserido na ROTA DO DÃO

Casa de Ibérico Nogueira

(Consultada em junho de 2018)
SOUSA, José Luís Vasconcelos e - História do Jardim da Casa dos Condes de Santar, também conhecido por Jardim da Casa de Santar. Lisboa: Disciplina de História dos Jardins, Pós-Graduação em Jardins e Paisagem, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Dezembro de 2014.

S/Morada