Jardim da Alagoa
Algarve | Tavira
Jardim da Alagoa
O Jardim da Alagoa fica situado na Praça Dr. António Padinha, na união de freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago), numa zona central da cidade, perto da margem esquerda do rio Gilão. É um jardim de pequenas dimensões, com uma área aproximada de 900 m2 e um perímetro de aproximadamente 150 m. O jardim tem uma forma trapezoidal encaixada na estrutura da praça, sendo este rodeado por edifícios. A origem do nome do jardim "Alagoa" provem do lugar onde se encontra, na confluência de pequenos cursos de água e de zonas alagadiças.
O jardim da Alagoa está inserido num contexto muito particular, pois é completamente encaixado entre edifícios notáveis, construções do século XV e pela Igreja do Convento de São Paulo (Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Ajuda) que remonta aos séculos XVII-XVIII.
O lugar do futuro jardim começou primeiramente por ser um terreiro em terra batida, onde em 1915 se deu a primeira construção do jardim pela autarquia, que recebeu fundos para melhoramentos do espaço urbano, como forma de demonstração dos benéficos da República. Este jardim foi então mandado construir por António Padinha (1868-1916), o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Tavira (1910-1916) após a instauração da República. A planta inicial do jardim, da autoria de Carlos Peres, apresentava quatro canteiros sobrelevados com traçado orgânico, rodeados de um amplo passeio. Em 1986, houve uma remodelação deste jardim, tendo sido criado um sistema de circulação em calçada de calcário branca, com desenhos de pavimento em calçada de calcário preta, que confere uma certa dinâmica ao espaço. Foram também instalados 15 novos canteiros, de configuração biomórfica, com bancos embutidos nos canteiros de forma a não retirar espaço ao sistema de circulação do jardim. Em 1971, foi inaugurada no jardim uma estátua de D. Marcelino Franco D. Marcelino Franco (1871-1955), como forma de celebrar o centenário do nascimento deste Bispo do Algarve, natural de Tavira. Em 1982, foi adicionado ao jardim um busto em homenagem ao Dr. António Padinha, mentor da criação deste jardim, situado na praça homónima. Os canteiros do jardim possuem uma pequena coleção botânica dos cincos continentes, sendo de destacar as seguintes espécies: araucária-de-Norfolk (Araucaria heterophylla), palmeira-dasCanárias (Phoenix canariensis), tuiada-China (Platycladus orientalis), loendro (Nerium oleander) e malvavisco (Malvaviscus arboreus).
Inventário: Henrique César, Manuel Lagoa e Tiago Mendonça – maio de 2021.
Revisão: Sónia Talhé Azambuja
Nota: Ficha de inventário elaborada pelos alunos Henrique César, Manuel Lagoa e Tiago Mendonça, sob orientação da Professora Sónia Talhé Azambuja, no âmbito da unidade curricular de História da Arte dos Jardins II da Licenciatura em Arquitetura Paisagista (1.º Ciclo), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (FCT/UAlg).
Jardim da Alagoa
AA. VV. – Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa e Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, 1935-1960.
AA. VV. – Tavira. Vila Antiga Cidade Renovada. Tavira: Câmara Municipal de Tavira, 2005.
ALMEIDA, Álvaro Duarte de; BELO, Duarte [coord.] – Portugal Património. Guia - Inventário. Beja-Faro. Vol. IX. Lisboa: Círculo de Leitores, 2008.
BARÃO, Pedro et al. – Núcleo Urbano da cidade de Tavira [Internet]. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), 2001-2010. [Cons. maio 2021] Disponível em: http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/sipa.aspx?id=10025
Fotografias antigas e postais de Tavira. Arquivo Municipal de Tavira, Câmara Municipal de Tavira.
LAMEIRA, Francisco Ildefonso da Claudina – Roteiro das Igrejas de Tavira. A Guide to the Churches of Tavira. Faro: Região de Turismo do Algarve, 1996.
LAMEIRA, Francisco – Igreja do Convento de São Paulo / Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Ajuda [Internet]. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), 1997. [Cons. maio 2021] Disponível em: http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=5657
Planos Gerais do Jardim da Alagoa de 1915 e de 1986 [Desenhos]. Arquivo Municipal de Tavira, Câmara Municipal de Tavira.
SANTANA, Daniel – Guia dos Jardins Históricos de Tavira. Tavira: Câmara Municipal de Tavira, 2008.
SANTANA, Daniel; TEIXEIRA, Célia – “A cidade do Museu. Memória e identidade do Centro Histórico de Tavira”. In AA. VV. – Memória e Futuro. Património, Coleções e a Construção de um Museu para Tavira. Tavira: Câmara Municipal de Tavira, 2013, pp. 61-78.