Casa da Granja
Norte | Celorico de Basto
Casa da Granja
Quinta de recreio com cerca de 6 ha, implantada em encosta, isolada, em ambiente rural, rodeada por mata e campos de cultivo, virada à paisagem, nomeadamente ao Monte de Nossa Senhora da Graça. O acesso é feito junto à estrada nacional por caminho em terra batida que conduz a amplo terreiro. Junto a este, murado e fechado encontra-se pequeno jardim com buxo e ramadas de vinha e grande tanque de granito. Lateralmente, eu quota mais baixa, caminho de acesso à casa dos caseiros e às antigas hortas, percorridas por longos corredores de buxo. Junto à casa-torre, armoriada, que pertenceu à família Cunha Mourão Sotto Mayor encontra-se jardim formal, sobrelevado, com sebes de buxo e cedros ricamente topiadas, possuindo no centro imponente caramanchão de camélias formando casa de fresco. Este caramanchão é talvez o maior da região. O jardim de topiárias de camélias é típico dos chamados “Jardins de Basto”. Atrás do grande caramanchão encontram-se exemplares notáveis de cedros, existindo num deles uma casa na árvore. Junto à fachada posterior da casa encontra-se pequeno bosquete com exemplares notáveis de cedros, tílias e carvalhos. Em quota superior, um pouco mais deslocado encontra-se a eira e o sequeiro da casa. Através do bosquete acede-se a escadaria que conduz a tanque com mina, rodeado por bambu e aos patamares onde se encontravam os pomares e terrenos agrícolas. No primeiro patamar corre ramada de vinha criando zonas de sombra que cobririam os antigos percursos da quinta de recreio.
Inventário: Joaquim Gonçalves – abril de 2018. (Inventário tendo por base visita exterior à propriedade e fontes bibliográficas).
Casa da Granja
(Consultada em abril de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de - Jardins de Basto. In GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1965. Vol. 4. p. 1294-1299.
CARVALHO, António Alves de – Concelho de Celorico de Basto. [S.l.] : [s.n.], 1989. p. 121.
STOOP, Anne de – Palácios e Casas Senhoriais do Minho. 2ª ed.[S.l.] : Civilização Editora, 2000. pp. 196-197.