Campo do Trasladário
Norte | Arcos de Valdevez
Campo do Trasladário
Espaço público de antiga memória, a nascente da vila dos Arcos de Valdevez e ao longo da margem direita do rio Vez, o Campo do Trasladário, outrora espaço de feira, onde poderá ter ocorrido o Recontro de Valdevez, em 1141. Na primavera desse ano encontraram-se os exércitos de D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela e Leão que eram primos para uma batalha, no entanto ficou reduzida a uma espécie de torneio medieval representando a destreza dos cavaleiros que se defrontavam. Terá vencido o cavaleiro de D. Afonso Henriques, sendo o resultado aceite por ambas as partes sem derramamento de sangue. Um acordo de convivência pacífica foi feito entre os primos, criando as bases para o início da consolidação do futuro reino de Portugal. A assinalar esse acontecimento, no Trasladário, encontra-se um monumento alusivo da autoria do escultor José Rodrigues. Existe também, no patamar do jardim, o padrão comemorativo dos 800 anos do Recontro de Valdevez, datado de 1940, inicialmente colocado neste local, foi deslocado para junto da Igreja do Espírito Santo e de novo restituído ao local de origem.
Desde a década de 1990 que o jardim tem vindo a sofrer diferentes beneficiações e a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez tem mesmo vindo a adquirir terrenos para a sua expansão. O jardim corre paralelo à margem do rio Vez, desenvolve-se em patamares, com acesso por escadas. No patamar superior, ao longo da EN 101, estruturado por uma alameda de tílias desenvolve-se o patamar superior e, junto ao rio, numa zona que possui relvados, ensombrados por salgueiros, choupos e freixos, entre outras árvores, existe um canal de água, com levada, junto ao muro de suporte do patamar superior.
O rio Vez nasce na serra do Soajo e é um afluente do rio Lima. Nos Arcos, sobretudo na margem esquerda, têm vindo a ser contruídos novos equipamentos como as piscinas e uma praia fluvial. A ponte que liga as duas margens de Arcos de Valdevez data de1880 e substituiu uma de origem medieval, provavelmente construída entre os finais do século XII, inícios do século XIII. Este antigo lugar de passagem e a feira que aqui se realizava contribuíram para a importância da vila dos Arcos.
Inventário: Joaquim Gonçalves - setembro de 2018.
Campo do Trasladário
(Consultada em outubro de 2018)
https://www.cmav.pt/pages/1947?poi_id=178