Casa de Cortinhas

Norte | Arcos de Valdevez

Casa de Cortinhas

A quinta junto a uma das entradas da vila de Arcos de Valdevez, em encosta, à face da estrada nacional, voltada ao rio Vez. A área compreendida entre cerca de 2 ha corresponde na maioria a uma mata, pela qual se faz a entrada principal, pequeno jardim, zona da piscina e court de ténis. A casa foi construída no final do séc. XIX por iniciativa do escritor Francisco Teixeira de Queiroz (1848-1919), também conhecido pelo pseudónimo de Bento Moreno, natural de Arcos de Valdevez, cuja obra literária encontra-se dividida em duas séries, a Comédia do Campo, inspirada em temas rústicos dos Arcos de Valdevez e a Comédia Burguesa, inspirada nas intrigas da sociedade de Lisboa. Encontra-se atualmente na posse da neta do escritor.

A entrada principal faz-se por portal ladeado por mirante, com pérgula, mesa e banco de pedra, onde segundo fonte familiar o escritor gostava de passar o tempo e escrever. A frondosa mata que precede a casa, localizada no alto, é composta por freixos, carvalhos e austrálias, com grandes penedos visíveis, entre o arvoredo e caminhos em terra batida que conduzem sempre à zona da casa. Junto a esta, zona de jardim com canteiros com azáleas, cedros e camélias. Atrás, localiza-se a zona da piscina, reservada ao turismo, com pomares de citrinos, ramadas e tanque de granito com lavadouros, junto a uma porta secundária da propriedade.

Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.

Casa de Cortinhas

(Consultada em outubro de 2018) CALDAS, Eugénio de Castro – Terra de Valdevez e Montaria do Soajo: Memória mo-nográfica do concelho de Arcos de Valdevez. Lisboa : Verbo, Babel, 2016. P. 342.
https://www.solaresdePortugal.pt/pt/solares-de-Portugal/111-quinta-de-cortinhas

EN 101, Paçô