Quinta da Comenda
Norte | Arcos de Valdevez
Quinta da Comenda
A quinta em encosta, em ambiente rural, à face da estrada municipal que a separa da capela românica de São João Baptista da Comenda, propriedade privada da quinta, junto a caminho de Santiago. A capela cuja data provável remonta aos finais do séc. XII foi pertença da Ordem dos Hospitalários, que se fixaram em Távora após a troca de uma herdade com D. Afonso III, em 1269. A quinta, também pertença da Comenda da Ordem do Hospital possui uma construção com a data de 1604, mandada fazer pelo Comendador João Boto Pimentel, e outra com a data de 1860, provável acrescento após a venda resultante da extinção das ordens religiosas. O antigo hospital e hospedaria, transformados no séc. XIX em casa, encontra-se ladeado por cavalariças que serviriam para apoio da hospedaria aos peregrinos.
O acesso à quinta, com cerca de 7 ha, é feito por portal fronteiro à capela, aberto em muro coroado por merlões. O caminho é coberto por ramada, ladeada por caleira em granito, em cima do muro, que conduz a água a uma fonte com bica no terreiro da casa. O terreiro é ladeado pelas cavalariças do lado esquerdo, a casa em frente e junto da fonte, a ladear o caminho de entrada, bosquete com camélias, castanheiros, magnólia e bambu. Atrás da casa pequeno jardim com duas pequenas fontes de espaldar com tanque circular, rodeadas por camélias e azáleas. Um caminho por entre a vegetação do jardim conduz a olival, pomar de citrinos, campos com ramadas e zona da grande eira e espigueiro, todas em quota mais baixa.
Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 (Capela de São João Baptista da Comenda)
Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.
Quinta da Comenda
(Consultada em outubro de 2018) CALDAS, Eugénio de Castro – Terra de Valdevez e Montaria do Soajo: Memória mo-nográfica do concelho de Arcos de Valdevez. Lisboa : Verbo, Babel, 2016. P. 346.
HENRIQUES, Tatiana – Os Hospitalários nos Caminhos de Santiago: O caso da Assis-tência no Norte de Portugal Medieval, in http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15239.pdf
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=4100