Paço da Glória

Norte | Arcos de Valdevez

Paço da Glória

O Paço da Glória encontra-se inserido numa propriedade com cerca de 10 ha, em encosta, virada ao vale de confluência do rio Vez com o Lima, composta por jardim, mata e vinha. A primeira referência ao lugar remonta a 1258, nas Inquirições de D. Afonso III, na altura chamada de Quinta de Novais. Em 1515 as terras foram doadas pelo rei D. Manuel I a Martim Fernandes Vilarinho, permanecendo na família até 1909, altura em que foram vendidas por Francisco Pereira de Castro. O paço foi reconstruído no séc. XVIII por Francisco de Araújo e Amorim, que fez considerável fortuna no Brasil e regressou em 1730. A capela da casa, fundada em 1737, dedicada a Nossa Senhora da Glória, deu o nome à propriedade. Em 1909 a venda do Paço foi feita a Aleixo de Queirós Sottomaior de Almeida e Vasconcelos (1868-1917), pessoa algo excêntrica que serviu de inspiração ao Conde d’Aurora para o seu personagem do livro “D. Aleixo”. Tornado Conde de Santa Eulália, em 1908, pelo rei D. Manuel II, era um artista que chegou a ir para Paris e mais tarde executar a imagem do Sagrado Coração de Jesus da Igreja de Santa Luzia de Viana do Castelo. Partiu para os Estados Unidos onde conheceu Elisabeth Stetson, viúva do famoso fabricante de chapéus Stetson, com quem veio a casar. A considerável fortuna que fez levou-o a comprar o Paço da Glória e o Convento de Refóios do Lima, restaurando-o dando-lhe o aspeto revivalista que possui, incorporando nele elementos arquitetónicos trazidos do Convento dos Remédios de Braga. A nova condessa não partilhava da mesma paixão pelo lugar que o conde e partiu para os Estados Unidos. Mais tarde o solitário Conde de Santa Eulália sofreu um trágico acidente na sua charrete e morreu. A propriedade passou após a morte da condessa para o seu filho J. Henry Stetson, sendo vendida em hasta pública em 1937 e comprada pelo inglês Peter Pitt Millward, figura muito rica ligada ao volfrâmio durante a 2ª Grande Guerra. Novas remodelações são feitas no paço, inspiradas em palácios italianos e no Paço da Palmeira, em Braga. O interior foi enriquecido por valiosas coleções de pintura e escultura. Em 1976 foi doada a Colin Clark e comprada em 1987 por Maurício Alves Carvalho de Macedo. Em 2002 foi vendida ao atual proprietário.

A entrada principal na propriedade é feita por portal aberto em muro decorado por merlões. Um caminho conduz à casa ladeado por relvado com fonte culminando junto à escadaria da casa onde se encontra um notável tulipeiro da Virgínia e sobreiro. A outra fachada mais ostensiva com vista sobre a paisagem, varanda e dupla escadaria, é enqua-drada por relvado que se prolonga lateralmente à casa, possuindo em quota inferior um tanque de granito e uma piscina com acesso por escada ladeada por pináculos, que também enquadram os cantos do patamar do jardim. Junto à capela, o jardim desenvolve-se em dois patamares com escada ao centro ladeada por urnas e no patamar inferior uma fonte de dupla taça. O jardim ornamentado por camélias falsos plátanos, ciprestes de Lawson, cedros, sobreiros, bétulas, aceres japónicos, magnólias e plátanos. Atrás da casa, notáveis oliveiras e profusão de limoeiros. Junto ao relvado da entrada segue um caminho que conduz a bosquete de loureiros, tuias, choupos, rododendros e castanheiros, passando por vários patamares irregulares, no superior um tanque, fontes e estatuária e em baixo culminando em grande lago artificial. Junto a este encontram-se cerejeiras e vinha e na encosta atrás mata de sobreiros, eucaliptos e pinheiros.

Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-AE/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012.

Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.

Paço da Glória

(Consultada em outubro de 2018)

LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO de Jardins Históricos para Turismo. Lisboa: Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves, Instituto Superior de Agronomia. Abril de 1998. Vol. I. STOOP, Anne de; MAYOR, João Paulo Sotto (fotografia) – Arquitetura Senhorial do Minho. [S.l.] : Caminhos Romanos, 2015. pp. 230 - 235

http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=15072

EM 1246-1, Jolda (Madalena)/Lug. de Novais