Casa Grande de Romarigães / Quinta do Amparo
Norte | Paredes de Coura
Casa Grande de Romarigães / Quinta do Amparo
Quinta em encosta, no centro da povoação de Romarigães, na proximidade da igreja paroquial, com casa, capela, dependências agrícolas, campos, estufas e grande mata de-senvolvida a sul.
A também chamada Quinta do Amparo tem origem em 1618, altura em que Gonçalo da Cunha institui o vínculo de Nossa Senhora do Amparo. Em 1700, segundo inscrição, foi erguida capela cuja fachada barroca é, segundo António Ferreira de Almeida, única em todo o Alto Minho, ao nível escultórico, obedecendo a uma linguagem comum existente nas casas solarengas setecentistas da Galiza. Em 1891, com a casa arruinada, o Conselheiro Miguel de Antas, emigrante brasileiro comprou a quinta. D. Jerónima Dantas Machado, neta de Bernardino Machado recebe a quinta por casamento em segundas núpcias com o escritor Aquilino Ribeiro. Nas décadas de 1950 e 1960 o escritor procedeu a diversas obras de restauro na casa e capela que serviu de inspiração ao seu conhecido romance “Casa Grande de Romarigães”.
A casa é marcada pela imponente fachada da capela, contrastando com a simplicidade das fachadas da casa e construções anexas. O terreiro fechado por portão oitocentista dá acesso a todas estas construções. Lateralmente à casa encontra-se a base de um grande espigueiro, que era considerado o maior de todo o concelho. Do outro lado da estrada encontram-se diversas estufas relacionadas com a atividade dos viveiros que aqui existiram. A grande mata da casa, em encosta, apresenta inúmeros notáveis carvalhos.
Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986.
Nota tendo por base visita exterior à propriedade e fontes bibliográficas: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.
Casa Grande de Romarigães / Quinta do Amparo
(Consultada em outubro de 2018)
STOOP, Anne de; MAYOR, João Paulo Sotto (fotografia) – Arquitetura Senhorial do Minho. [S.l.] : Caminhos Romanos, 2015. pp. 303 - 305.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3611