Santuário do Monte de Santa Luzia / Santuário de Santa Luzia e do Sagrado Coração de Jesus
Norte | Viana do Castelo
Santuário do Monte de Santa Luzia / Santuário de Santa Luzia e do Sagrado Coração de Jesus
Santuário situado no alto do Monte de Santa Luzia, a uma altitude de 250 m, com ampla vista panorâmica sobre a cidade de Viana do Castelo, foz do rio Lima e o mar. Atrás do templo encontra-se o Hotel de Santa Luzia e a citânia de Santa Luzia. O acesso é feito por elevador, inaugurado em 1923, pelo escadório, com cruzes de Via-Sacra, situado junto ao elevador, ou pela estrada, passando na base do monte por duas igrejas, uma delas dedicada a Santo André e por várias quintas, nomeadamente a Quinta de Valverde, com matas de pinheiros e eucaliptos. O santuário é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, com festa depois do Corpo de Deus e de Santa Luzia a 13 de dezembro.
Local icónico de Viana do Castelo, cuja presença humana remonta ao séc. 8 a.C. altura em que o povoado ali existente já era habitado. Na Idade Média existia no local do santuário uma ermida dedicada a Santa Águeda. Foi reconstruída em 1664, ampliada em 1712 e consagrada a Nossa Senhora da Abadia. Na década de 1880 surgiu a ideia de construir um novo templo, no início da década seguinte foi inaugurada a estrada e feito o arranjo urbanístico da Estância de Santa Luzia, com plantação de árvores doadas pelo diretor do Palácio de Cristal no Porto. No entanto, a primeira pedra do novo santuário só foi colocada em agosto de 1896 segundo projeto do arquiteto Ventura Terra (1866-1919). As obras prolongaram-se durante o séc. XX, tendo abrandado durante a implantação da República, terminando as do exterior do santuário em 1943 e as do interior em 1959.
A igreja implanta-se no alto, sobre Viana do Castelo, sendo precedida por vários patamares interligados por escadas, funcionando como miradouro. Atrás da igreja espaço verde com pequenos tanques, de construção recente. Lateralmente, em quota mais baixa, a Casa das Estampas e o Jardim das Tílias, um logo patamar com notáveis exemplares e tanque ao centro. Em quota mais baixa, junto ao elevador, em terreno de pendor suave, um parque de merendas com sombra dada por freixos e carvalhos.
Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.
Santuário do Monte de Santa Luzia / Santuário de Santa Luzia e do Sagrado Coração de Jesus
(Consultada em outubro de 2018)
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. II - Minho [S.l.] : Fundação Calouste Gul-benkian, 1996. Vol. 4. pp. 1007-1009.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=9019
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3626
https://templosantaluzia.org