Convento de São Francisco

Centro | Gouveia

Convento de São Francisco

Antigo convento franciscano masculino, da Via Observante, situado na periferia de Gouveia, em zona relativamente plana. A propriedade murada da cerca possui cerca de 7,5 ha e situa-se junto do ribeiro de Santa Guilha ou ribeiro do Mosteiro.

Com origem em 1125 / 1312, altura em que a Ordem dos Templários se instalou em Gouveia. Passou da categoria de Oratório a Convento por bula do papa Eugénio IV, em 1433, altura em que foi construída a cerca e horta, realizando-se num prado uma feira. Em 1515, chegaram as relíquias dos Mártires de Marrocos, oferta de D. Catarina, abadessa do Mosteiro de Lorvão e bisneta de D. Pedro e D Inês de Castro, que fez várias doações nomeadamente os moinhos na Ribeira de Gouveia. O atual convento foi construído em 1752, com pedra proveniente do Monte de Moitas das Aldeias. D. Maria I, segundo carta de 18 de Novembro de 1779, mandou instalar a escola das primeiras aulas públicas de ler, escrever e contar. Com a extinção das ordens religiosas em 1834, os bens foram vendidos em 1839 a Bernardo Homem de Figueiredo que faleceu em 1849 e deixou o convento ao seu sobrinho, José Homem Machado de Figueiredo Leitão.

Com acesso junto à estrada por portal neoclássico, por estrada ascendente serpenteante, por entre campos, chega-se ao antigo convento, com a igreja amputada pela zona do coro-alto, com pomar de cerejeiras atrás, dois exemplares notáveis de tílias lateralmente à igreja e parte da antiga mata, rodeando a cerca a sul, muito danificada pelos incêndios de Outubro de 2017. No chamado rossio realizaram-se várias feiras e festas, nomeadamente as do Espírito Santo, de São Francisco e dos Santos Mártires.

Inventário: Joaquim Gonçalves – Junho de 2018

Convento de São Francisco

(Consultada em junho de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=12036
https://www.e-cultura.sapo.pt//patrimonio_item/5547

Calçada dos Frades, Gouveia