Jardim Público das Obras
Centro | Seia
Jardim Público das Obras
Jardim Público em pleno centro histórico de Seia, em encosta, junto à Casa das Obras, atual edifício da Câmara Municipal de Seia.
O edifício mandado fazer por D. Teresa Bernarda de Figueiredo Abranches, herdeira do morgado das Obras e pelo seu marido o Desembargador Francisco José Pinto de Mendonça, terá sido, segundo a tradição, por projeto fornecido pelo próprio Marquês de Pombal. Atualmente toda a envolvente terá sofrido várias remodelações, fruto do tempo e desenvolvimento urbano, tendo em 1947/1950 sido feito o projeto do jardim pelo arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral. Fronteiro à câmara surge uma praça calcetada com o cruzeiro dos Centenário, delimitada por tílias e plátanos. Adossada a muro de suporte a sul encontra-se a fonte barroca das Obras, cuja petição para a sua construção foi feita em 1778 à rainha D. Maria I.
Lateralmente à câmara, em quota mais baixa, encontra-se jardim formal de buxo com canteiros preenchidos por alfazema e gazânias e exemplares de camélias japónicas e reticulata. Ao centro uma fonte com taça rodeada por bancos. O acesso é feito por escada junto ao muro de suporte do patamar superior.
Inventário: Joaquim Gonçalves – Junho de 2018
Jardim Público das Obras
(Consultada em junho de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=21429
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=2976