Solar de São Julião

Centro | Seia

Solar de São Julião

Quinta com cerca de 10 ha, sendo que 6 correspondem a grande campo com pasto, separado do resto pela estrada que passa junto à casa. Na periferia da povoação, o Solar de São Julião terá sido construído no final do séc. XVIII e pertence à família dos Marqueses de Lara.

Fronteiro à casa, encontra-se um jardim formal de aparato, fechado por sebe, com canteiros de buxo geométricos pontuados por tuias e camélias e preenchidos por roseiral. No centro uma mesa rodeada por bancos de pedra e fronteiro, uma estátua de rei com pedra de armas.

O acesso à casa é feito por portal com pedra de armas que conduz a estreito pátio decorado por painéis de azulejos figurativos rococós e de padrão do séc. XIX. No cimo das escadas da entrada principal encontra-se um mirante, voltado à rua, coberto por latada de glicínia.

Lateralmente ao jardim formal, a este, encontra-se a horta com grande tanque e mina com entrada coberta por ramara, formando casa de fresco. O resto da propriedade é formado por pomares de limoeiros, pessegueiros, macieiras, campo de carvalhos e choupos, com ramada de vinha a separar e atravessá-los e campos de pasto e de aveleiras.

Inventário: Joaquim Gonçalves –  junho de 2018

Solar de São Julião

(Consultada em junho de 2018)
SILVA, António Lambert Pereira da – Nobres Casas de Portugal. Porto: Livraria Tavares Martins, 1958. Vol. III. Pp. 243-246.
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1358

Largo de São Julião,Paranhos da Beira