Quinta da Comenda
Centro | São Pedro do Sul
Quinta da Comenda
Quinta muito antiga, a 2 km de São Pedro do Sul, na margem esquerda do rio Vouga, com acesso pela EN16. D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, em 1129 doou a Quinta Comenda a D. Raimundo, Grão-mestre da Ordem de S. João de Jerusalém. Com a sua morte a quinta passou a pertencer a esta Ordem que no século XVI deu origem à Ordem de Malta. D. Afonso Henriques terá permanecido neste lugar. Permanece na memória que nesta casa se fez oposição ao governo filipino. Com a extinção das Ordens Militares, em 1834, a quinta foi incorporada na Fazenda Nacional tendo sido alvo de abandono até à sua compra pelos atuais proprietários José e Laura Cardoso da Rocha - a casa encontrava-se em estado de degradação quase completo. Adaptaram a quinta para turismo rural e toda a produção agrícola é feita em modo biológico.
Acede-se a partir da EN 16, que liga São Pedro do Sul a Viseu, passa-se um portal em granito e entra-se por um caminho em direção à casa ladeado pro relvados. À esquerda encontra-se a capela. A casa é de dois pisos e entra-se através de um duplo arco ogival que leva ao pátio posterior. Na parte posterior existem umas escadas que levam à varanda e o pátio está rodeado de casas outrora com várias funções agrícolas e que hoje estão dedicadas à hospedagem. Acede-se a um pequeno jardim lateral assim como por um caminho que leva às hortas e que vai em direção aos campos de vinha instalados na encosta, podendo-se ir até ao ribeiro, afluente da margem esquerda do Vouga.
Inventário: Teresa Andresen
Quinta da Comenda
(Consultada em novembro 2019)
AVALIAÇÃO de Jardins Históricos para Turismo. Lisboa: Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves, Instituto Superior de Agronomia. Abril de 1998. Vol. I.
CASTEL-BRANCO, Cristina – Jardins com História: Poesia atrás de muros. [S.l.]: Edições Inapa, 2002. p. 85-88
https://quintadacomenda.net
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10019