Casa de Caneiros
Norte | Guimarães
Casa de Caneiros
A Casa de Caneiros encontra-se à face estrada nacional 101que liga Guimarães a Braga, na proximidade da ponte medieval de Caneiros. As origens remontam até 1599 altura em que a propriedade pertencia a Diogo Afonso Caneiros, fidalgo da Casa Real. Mais tarde a quinta foi vendida pela sua nora viúva de Domingos de Passos. Durante duzentos anos ficará na posse desta família. A casa sofreu grandes remodelações no séc. XVIII, altura também da instituição da capela, construída em 1770 por António Joaquim de Paços de Probém e Barbosa. Em 1917, a casa foi comprada pelo Major de Cavalaria, Alberto Cardoso Martins de Meneses Macedo, filho do Conde de Margaride. A casa e os jardins foram remodelados por esta altura.
Por portal acede-se a amplo terreiro, desenvolvendo-se o jardim formal com topiárias de camélias e canteiros de buxo, em patamar elevado, lateral à casa, a sudeste, seguindo-se as áreas das antigas hortas e pomar, com quadras de buxo e bosquete a noroeste.
Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, I Série, nº 226 de 29 setembro 1977; Decreto nº 45/93, DR, I Série-B, nº 280 de 30 de novembro 1993.
Nota realizada com base na bibliografia e visita exterior: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.
Casa de Caneiros
(Consultada em maio de 2018)
STOOP, Anne de; MAYOR, João Paulo Sotto (fotografia) – Arquitetura Senhorial do Minho. [S.l.] : Caminhos Romanos, 2015. pp. 113-115.
LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO de Jardins Históricos para Turismo. Lisboa: Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves, Instituto Superior de Agronomia. Abril de 1998. Vol.I.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=300
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=1812
http://europeangardens.eu/inventories/pt/ead.html?id=PTIEJP_Norte