Quinta de Freixieiro
Norte | Guimarães
Quinta de Freixieiro
Quinta na encosta do vale de Guardizela com cerca de 9 ha murados em terreno de suave declive, composta por jardim em grande patamar lateral à casa, a oeste e mata a sudoeste, rodeada por campos de vinha.
As primeiras referências à quinta datam de 1720 quando era pertença do Convento de Santa Clara de Amarante. Chegou às mãos da família do 1º Conde de Vizela, Diogo José Cabral (1869-1923), pioneiro da indústria têxtil em Portugal, político e filantropo. Nesta casa viveram três irmãos entre eles duas irmãs solteiras que herdaram a casa e a deixaram a uma filha adotada e de quem descende a atual proprietária.
A casa localiza-se na meia encosta sobre o vale de Guardizela. O acesso é feito por portal que dá acesso a jardim com relvado e bosquete, fronteiro à casa. À casa, por sua vez, acede-se por portal que dá acesso ao pátio nobre da casa. Ao jardim acede-se pela casa, por pequeno patamar intermédio com canteiros de ervas aromáticas e escada que conduz ao grande jardim formal, composto por canteiros geométricos de buxo, com sebes bastante altas, com grande diversidade de espécies, misturando árvores de fruto - como nespereiras e laranjeiras - com camélias e rododendros. Arbustos diversos pontuam os canteiros. Pérgulas de roseiras percorrem o jardim. Mais espécies se encontram no jardim nomeadamente jasmim, disposto em pérgula, faias, ulmeiro, aceres, olaias, lagerstroemia, teixos, tuias e um notável pinheiro. Uma fonte de espaldar encontra-se adossada à parede sudoeste do jardim. Deste passa-se para uma zona de bosque, inicialmente com laranjal, onde ainda existem alguns exemplares, que conduz a um carvalhal onde no topo se distinguem grandes afloramentos graníticos. A nascente e a poente, com o bosque pelo meio, encontram-se campos com vinha pertencentes à propriedade.
Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.
Quinta de Freixieiro
(Consultada em maio de 2018)
https://www.quintadefreixieiro.com