Casa do Vinhal

Norte | Vila Nova de Famalicão

Casa do Vinhal

Casa construída no séc. XVII/XVIII com profundas remodelações no final do séc. XIX e XX. Em 1601 é Senhor da casa Baltazar Cício Cogominho, que por dívidas à Casa Real a põe à venda e foi comprada por António Álvares da Costa. Situada junto à linha férrea, possuí um jardim formal fronteiro. A entrada principal é feita por portal armoriado com caminho ladeado por tílias, castanheiros da índia e sebes de buxo. Jardim formal com dois notáveis abetos, azevinho, rododendros, camélias, azáleas e fonte central. Entrada secundária ladeada por castanheiros da índia. Ribeira a separar dos campos laterais, com antigas ramadas de vinha. Atrás da casa desenvolve-se mata de cedros, eucaliptos e mimosas.

Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226, de 29 setembro 1977.

Nota realizada com base na visita em exterior: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.

Casa do Vinhal

(Consultada em maio de 2018)
AZEVEDO, Carlos – Solares Portugueses: Introdução ao Estudo da Casa Nobre. 1ª ed. Lisboa : Livros Horizonte, 1969. p. 181.
STOOP, Anne de; MAYOR, João Paulo Sotto (fotografia) – Arquitetura Senhorial do Minho. [S.l.] : Caminhos Romanos, 2015. pp. 171-180.
LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO de Jardins Históricos para Turismo. Lisboa: Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves, Instituto Superior de Agronomia. Abril de 1998. Vol. I.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=1119
http://europeangardens.eu/inventories/pt/ead.html?id=PTIEJP_Norte

Rua da Estação