Quinta da Costa
Norte | Vila Nova de Famalicão
Quinta da Costa
Quinta com cerca de 20 ha sendo que 5 são de mata, em terreno declivoso, vinha e agricultura biológica. Possui jardim lateral e fronteiro à casa, em patamares, segundo a proprietária com intervenções nos anos 30 do século XX de Jacintho de Mattos. A propriedade atualmente na família Castro pertenceu anteriormente às famílias Aquiles de Brito e Aires Pereira.
O acesso à propriedade é feito por portal que conduz ao terreiro da casa, com jardim formal ao mesmo nível, com buxo, camélias e azáleas e pérgula voltada ao patamar de baixo, também com jardim. No seguimento deste primeiro patamar relvado com piscina, adaptação de um antigo tanque e decoração de colunas. No jardim do patamar inferior, fonte central, com canteiros de buxo, estufa de vidro, e espécies de camélias, abetos, magnólias e pomar de citrinos. Caleiras de granito percorrem o chão. Atrás da casa encontra-se um patamar elevado com pomar. Em quota mais baixa, por entre as vinhas chega-se a grande tanque de rega. O acesso à mata faz-se por entre as casas destinadas a eventos com carvalhos, alguns notáveis, azevinhos e grandes penedos. Existe ainda um aqueduto que leva água à casa.
Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.
Quinta da Costa
(Consultada em maio de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. p. 11.
http://europeangardens.eu/inventories/pt/ead.html?id=PTIEJP_Norte
http://www.quintadacosta.pt/