Cerca do Mosteiro de Santo André de Rendufe

Norte | Amares

Cerca do Mosteiro de Santo André de Rendufe

Mosteiro implantado num vale, com cerca com 4,5 ha, murada, integralmente preenchida por campos de vinha, restando apenas o mosteiro em ruínas, o aqueduto e dependências agrícolas como o sequeiro a norte.

Com origens bem antigas já no ano 1090 é mencionado em documento. Provavelmente foi fundado por Egas Paes de Penegate em couto doado pelo Conde D. Henrique aos frades beneditinos. Séculos mais tarde foi encerrado pelo Cardeal Alpedrinha e transformado em Colegiada. No final do séc. XVII/ primeira metade do séc. XVIII sofreu importantes obras de remodelação, edificando novamente a igreja e o dormitório. Com a extinção das ordens religiosas o mosteiro passou para as mãos de particulares, sofrendo um violento incêndio em 1877.

Hoje em dia pouco resta da cerca, apenas o aqueduto com cerca de 300 m com troços aéreos e outros enterrados, a nascente do mosteiro. O claustro encontra-se arruinado restando a arcaria do primeiro piso e um chafariz central. Tudo o resto é inteiramente usado para a atividade vitivinícola, propriedade particular.

IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 32 973, DG, 1ª Série, nº 175 de 18 agosto 1943.

Nota realizada com base na bibliografia e visita exterior: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.

Cerca do Mosteiro de Santo André de Rendufe

(Consultada em maio de 2018)
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. II - Minho [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. Vol. 4. p. 903.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=1898
http://www.quintadamares.pt

Calçada do Couto de Rendufe