Parque de São João da Ponte
Norte | Braga
Parque de São João da Ponte
Parque urbano, com cerca de 5,5 ha, à entrada de Braga, na proximidade do rio Este e do Estádio 1º de Maio. No parque encontra-se a Capela de São João da Ponte, tal como diversos elementos arquitetónicos barrocos provenientes do demolido Convento dos Remédios e para aqui trazidos no final do séc. XIX. As origens do lugar remontam a 1570, altura em que o Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires, durante um surto de peste na cidade, mandou construir no local uma casa de saúde para os enfermos. Em 1616 foi construída a capela, como atesta a data do portal.
O parque encontra-se dividido em duas partes, separadas por muro com portão, o lado nascente, onde se encontra a Capela de São João da Ponte apresenta grandes relvados e para além dos elementos barrocos existem estruturas em betão naturalizado, em terreno ligeiramente desnivelado. Encontram-se exemplares de plátanos, tílias, cedros, liquidambares, carvalhos e palmeiras das vassouras. Do lado poente, com entrada por dois portões, encontra-se um grande lago, rodeado por sequoias, tílias, abetos, cedros, azevinhos, camélias e sobreiros. Também deste lado existem estruturas em betão naturalizado e uma gruta artificial. Fruto de intervenção recente encontram-se diversas estruturas que constituem bancos e candeeiros. Apresenta também um pequeno anfiteatro e um conjunto de parques infantis.
Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.
Parque de São João da Ponte
(Consultada em maio de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. p. 11.
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. II - Minho [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. Vol. 4. p. 839.
PATRIMÓNIO Natural Paraíso Terrestre - Espaços Naturais da Euro Região 2 países 1 destino : Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, 2018, p.70.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=17245