Santuário de São Bento da Porta Aberta

Norte | Terras de Bouro

Santuário de São Bento da Porta Aberta

Santuário do final do século XIX, com grande peregrinação, em plena Serra do Gerês, na margem poente do rio Caldo, em encosta, com parque densamente arborizado com cerca de 2,4 ha. Apesar de não se saber onde era o primitivo templo, sabe-se que a peregrinação é muito antiga. Em 1614 após a visita do Rev. Cónego Miguel Pinheiro Figueiredo mandou-se construir uma ermida, cuja licença foi requerida no ano seguinte, apesar de ainda não estar concluída.

Em 1758 era um grande centro de devoção. Em 1880 iniciou-se então a construção da nova igreja, concluída em 1895. Em 1994, devido à dimensão pequena da igreja para tantos peregrinos, decidiu-se construir um novo espaço, na encosta, abaixo da igreja, conhecida como Cripta, segundo projeto do arquiteto Luís Cunha e inaugurado em 1998.

Desde há vários anos existe no local uma comunidade de monjas cistercienses.Os acessos ao parque são feitos por dois portões a norte a sul, existindo parque de merendas, anfiteatro, bar, parque infantil e um lago com ponte em estrutura de betão naturalizado, imitando madeira. Possui espécies como carvalhos, cedros e tílias. Apesar do dia de São Bento ser a 11 de julho, e se festejar também, a grande romaria popular é de 10 a 15 de agosto.

Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.

Santuário de São Bento da Porta Aberta

(Consultada em maio de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=20882
https://www.sbento.pt/pt/hp/
http://www.serradogeres.com/index.php/turismo/2014-10-22-23-10-17/sao-bento
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santuario-de-sao-bento-da-porta-aberta-15833

Rio Caldo, Lugar de Seara, EN 304