Casa de Ronfe
Norte | Lousada
Casa de Ronfe
Quinta com casa rodeada por extensos campos de vinha, jardins e grande mata. Em 1696 o seu proprietário era capitão André Borges do Couto. Há notícias que a casa já possuía uma capela, com autorização para missa pelo padre de Rebordosa. A casa foi reconstruída em 1775, mantendo a torre, resultando numa estrutura tardo-barroca, com pátio interior, mas já com muita influência rococó, muito patente na grande pedra de armas da fachada principal decorada por concheados. Entrada principal por portal colocado em 1930 dando acesso a alameda de tílias que atravessa a mata e conduz à casa, marcada pelo amarelo ocre da fachada com molduras recortadas, cunhais e demais elementos, ora estruturais ora decorativos como altos pináculos que encimam os beirais. Junto à fachada principal surge um grande terreiro.
Do lado esquerdo da casa encontra-se um bosquete e do lado oposto dois jardins formais, o primeiro com canteiros de buxo, com cedros, camélias e tuias talhadas. Ao centro encontra-se uma fonte de mármore chamada de “Os quatro anjinhos” representando os quatro herdeiros da casa. O jardim é fechado lateralmente por muro com conversadeiras com ampla vista sobre a vinha. Atrás da casa encontra-se o outro jardim formal com grande roseiral no meio dos canteiros de buxo, pontuado por camélias e lago central, estatuária nos canteiros lateralmente e um poço. Deste jardim avista-se claramente a torre da casa que se adossa à fachada posterior. No pavimento em terra batida são visíveis caleiras. Por este jardim acede-se à mata de grandes dimensões com carvalhos, cedros e antigo campo de ténis. Pelo caminho encontra-se outra zona de jardim com canteiros de buxo com laranjeiras e fonte com ave. Segue-se um pequeno jardim, com intervenção de Jachinto de Mattos, rodeado por frondosas árvores com pequenas fontes, um delas com pedras, de modo e imitar uma estrutura natural, e bancos com azulejos. Este jardim é decorado por buxos e cedros talhados. Na parte mais alta, junto ao acesso principal à casa, pela mata, encontra-se um grande tanque convertido em piscina decorado por painéis de azulejos pombalinos.
Do lado esquerdo da casa, separadas encontram-se as estruturas agrícolas da quinta e casa de caseiro com portal secundário.
Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.
Casa de Ronfe
(Consultada em maio de 2018)
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4872