Quinta dos Jardins da Boa Vista

Madeira | Funchal

Quinta dos Jardins da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista situa-se na Rua Lombo da Boa Vista, na freguesia da Santa Maria Maior, a 2 Km do centro da cidade, com uma área de 1,6 ha, a uma altitude de cerca de 150 m, com exposição sudoeste, e com uma vista panorâmica sobre a cidade e a baía do Funchal.

De acordo com Alexandra Ferreira da Costa, a Quinta da Boa Vista é uma das mais antigas do Funchal, remontando a sua construção ao século XVII, referindo ainda a mesma autora que alguns dos nomes antigos desta quinta eram Quinta do Leste por se situar zona leste do Funchal, e também Quinta Brás e Quinta Guerino, devido ao nomes de algumas das famílias proprietárias. No século XIX a quinta foi adquirida pela família Garton que renomeou a propriedade como Quinta da Boa Vista, permanecendo até aos dias de hoje na posse dessa família. A coleção de orquídeas que existe na quinta provém da coleção de Sir William Cooke (1872-1964), 10º Baronete de Cooke, militar inglês, criador de cavalos de corrida e pioneiro na produção de orquídeas. A coleção de orquídeas foi continuada pela sua filha Elizabeth Hera 'Betty' Garton, casada com o Cecil Garton, antigo capitão da Royal Air Force, e também pelo seu neto Patrick Garton. Em 1968 Cecil Garton e 'Betty' Garton casaram-se e passaram a habitar a quinta, continuando a coleção de orquídeas. Tanto Sir William Cooke, como a sua filha 'Betty' Garton foram membros do Comité de Orquídeas da Royal Horticultual Society (RHS).  A casa principal da quinta localiza-se na parte mais alta da propriedade, de onde se pode apreciar um belo panorama da cidade do Funchal e da sua baía. A quinta tem uma extensa área agrícola com plantações de bananeiras e diversas estufas de orquídeas. A quinta possui atualmente uma coleção magnífica de orquídeas e de bromélias, para além de uma interessante coleção de plantas exóticas de todo o mundo.

Inventário: Sónia Talhé Azambuja (março de 2020).

Quinta dos Jardins da Boa Vista

(consultada em março de 2020)

AA. VV. – Encyclopædia Britannica. Ultimate Reference Suite. Chicago: Encyclopædia Britannica, Inc., 2008 (DVD).

AA. VV. – Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa e Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, 1935-1960.

ALMEIDA, Álvaro Duarte de; BELO, Duarte [coord.] – Portugal Património. Guia - Inventário. Açores-Madeira. Vol. X. Lisboa: Círculo de Leitores, 2008.

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL – Jardim Quinta da Boa Vista  [Internet]. Funchal: Câmara Municipal do Funchal/Visit Funchal, 2020. Disponível em: http://www.visitfunchal.pt/pt/cultura-e-patrim%C3%B3nio/parques-e-jardins/149-jardim-quinta-da-boa-vista.html

DOMINGUES, Miguel Almeida (Coord.) – Árvores Monumentais e Emblemáticas da Madeira. Funchal: Direção Regional de Florestas/Região Autónoma da Madeira, 2008.

LUCKHURST, Gerald – The Gardens of Madeira. Londres: Frances Lincoln, 2010.

QUINTAL, José Raimundo Gomes – Estudo Fitogeográfico dos Jardins, Parques e Quintas do Concelho do Funchal. Tese de Doutoramento em Geografia, na especialidade de Geografia Física apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2 vols. Lisboa: [s.n.], 2007.

SILVA, Fernando Augusto da; MENESES, Carlos Azevedo de – Elucidário Madeirense. 3 Vols. 3.ª ed. Funchal: Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Direção Regional dos Assuntos Culturais, 1984 [1946].

VIEIRA, Alberto – Família Blandy [Internet]. Funchal: Aprender Madeira, 2016. [Cons. março 2020] Disponível em: http://aprenderamadeira.net/article/blandy-familia

Rua Lombo da Boa Vista, 9060-173 Funchal