Avenida do Mar

Madeira | Funchal

Avenida do Mar

A atual Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, inicialmente designada por Avenida do Mar, situa-se frente marítima do Funchal, incluída nas freguesias da Sé e de Santa Maria Maior, com a extensão de cerca de 1km, entre a transversal da Rua José da Silva e a Rotunda junto do Parque de Santa Catarina.

Nos anos 40 do século XX, durante a presidência da Câmara Municipal do Funchal de Fernão de Ornelas Gonçalves (1908–1978) tiveram início os planos de remodelação da frente marítima do Funchal. Em 1942 o arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral (1908–1992), fundador do ensino e profissão de arquiteto paisagista em Portugal, elaborou um projeto para a Avenida do Mar, com a colaboração do arquiteto Raul Lino (1879–1974). Segundo Teresa Andresen, o arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral foi convidado em 1941 pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, a elaborar um anteprojeto para o Parque de Santa Catarina, para além de outros projetos no Funchal (Praça do Município, Largo da Restauração, Avenida do Mar e Jardim Municipal de S. Francisco). O poder central, através de Duarte Pacheco (1900-1943), Ministro das Obras Públicas e Comunicações, não aceitou projetos de Caldeira Cabral, o que conduziu a que em 1943 houvesse nova encomenda para a Avenida do Mar ao arquiteto urbanista João Guilherme Faria da Costa (1906-1971). O Estudo de Remodelação da Zona Marginal do Funchal de Faria da Costa foi concluído em 1945. Segundo José Gil Correia Gama configuração que a Avenida do Mar apresenta atualmente é muito próxima ideia base do plano que Caldeira Cabral propôs em 1942. Fazendo uma análise comparativa entre os planos de Caldeira Cabral (1942) e de Faria da Costa (1945) para a Avenida do Mar e o que foi construído, podemos concluir que o traçado e configuração da Avenida do Mar seguiu o essencial do plano de Caldeira Cabral. Na proposta do arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral a estruturação do espaço público da avenida dá prioridade à circulação pedonal com a construção de uma 'Promenade' na orla marítima, com largos passeios ajardinados, e um separador central arborizado que divide os dois sentidos de circulação automóvel.

Inventário: Sónia Talhé Azambuja (março de 2020).

Avenida do Mar

(consultada em março de 2020)

AA. VV. – Base de Dados Aprender Madeira [Internet]. Funchal: Aprender Madeira, 2020. [Cons. março 2020] Disponível em: http://aprenderamadeira.net/

ANDRESEN, Teresa – Francisco Caldeira Cabral. Londres: Landscape Designs Trust, 2001.

ANDRESEN, Teresa [coord.] -– Do Estádio Nacional ao Jardim Gulbenkian. Francisco Caldeira Cabral e a Primeira Geração de Arcuitectos Paisagistas [1940-1970]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

ALMEIDA, Álvaro Duarte de; BELO, Duarte [coord.] – Portugal Património. Guia - Inventário. Açores-Madeira. Vol. X. Lisboa: Círculo de Leitores, 2008.

CAMARA, Teresa – Jardins da Avenida do Mar [Internet]. Lisboa: DGPC, 2004. [Cons. março 2020] Disponível em: http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=22510

DOMINGUES, Miguel Almeida (Coord.) – Árvores Monumentais e Emblemáticas da Madeira. Funchal: Direção Regional de Florestas/Região Autónoma da Madeira, 2008.

GAMA, José Gil Correia – Arquitectura e turismo na cidade do Funchal no século XX. Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Universidade de Coimbra. Coimbra: [s.n.], 2011.

LAMAS, Maria – Arquipélago da Madeira: Maravilha Atlântica. Funchal: Editorial Eco do Funchal,1956.

LUCKHURST, Gerald – The Gardens of Madeira. Londres: Frances Lincoln, 2010.

QUINTAL, José Raimundo Gomes – Estudo Fitogeográfico dos Jardins, Parques e Quintas do Concelho do Funchal. Tese de Doutoramento em Geografia, na especialidade de Geografia Física apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2 vols. Lisboa: [s.n.], 2007.

SILVA, Fernando Augusto da; MENESES, Carlos Azevedo de – Elucidário Madeirense. 3 Vols. 3.ª ed. Funchal: Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Direção Regional dos Assuntos Culturais, 1984 [1946].

VASCONCELOS, Teresa – O Plano Ventura Terra e a Modernização da Cidade do Funchal (Primeira Metade do Século XX). Funchal: Empresa Municipal "Funchal 500 Anos", 2008.

VIERIA, Alberto [coord.] - História e Autonomia da Madeira. Funchal: Secretaria Regional de Educação, 2001.

Avenida do Mar, Funchal