Torre de Refóios / Torre de Malheiros

Norte | Ponte de Lima

Torre de Refóios / Torre de Malheiros

Quinta com cerca de 3 ha, muito próxima do Mosteiro de Refóios do Lima, em propriedade constituída por campos agrícolas, com produção de gado e relva (grama), com a torre medieval no centro.

Construída nos inícios do séc. XII por D. Afonso Ansemondes, fundador do mosteiro vizinho, nos finais do séc. XIV entrou na posse de Estêvão e Loureiro Malheiro. Foi remodelada nos inícios do séc. XVI e no último quartel do séc. XIX. O vínculo foi instituído em 1648 por Lobo Malheiro Barriga. Atualmente é usada para Turismo de Habitação tendo sido adaptada pelo atual proprietário, que também fez o pequeno jardim que a envolve.

A entrada faz-se por caminho que, atravessando os campos, encontra em quota mais elevada a torre medieval, rodeada de construções posteriores. À entrada uma fonte com bica carranca e uma notável oliveira. Junto à torre existe um pátio, que liga a escada por onde se desce para o jardim com relvados, piscina e árvores de fruto.

Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996 / ZEP, Portaria nº 817/99, DR, 2.ª série, n.º 189, de 14 agosto 1999.

Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.

Torre de Refóios / Torre de Malheiros

(Consultada em outubro de 2018)
AZEVEDO, Carlos – Solares Portugueses: Introdução ao Estudo da Casa Nobre. 1ª ed. Lisboa : Livros Horizonte, 1969. pp. 22, 23, 165.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=6215

EM 1244, Refóios do Lima