Quinta da Lage

Norte | Ponte de Lima

Quinta da Lage

Quinta com cerca de 50 ha, que incluem casa, jardim, bosquete, campos de vinha e mata separada da quinta pela estrada, na proximidade do parque das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.

Segundo alguns autores a casa terá origem no reinado de D. Sancho I, sendo desta altura a chamada “torre velha”. Na altura do primeiro administrador, Jerónimo de Sousa Machado, comendatário da igreja paroquial, foi acrescentada a capela, na altura com a invocação de Nossa Senhora da Apresentação. O prazo instituído em 1468 era chamado de Prazo Velho da Lage e era foreiro do Mosteiro de São João de Arga. Após 1720, Manuel de Sousa Machado (1671-1728), filho de Jerónimo de Sousa Machado, empreende profundas obras, construindo a “torre nova” e o corpo que uniu as duas torres. Terá usado as pedras da velha Torre de Amorim, propriedade da família desde o séc. XVII. Mais tarde, entre 1744 e 1758, o seu filho António Diogo de Sousa Machado (1723-1791) empreendeu novas obras e reconstruiu a capela, mudando a invocação para Nossa Se-nhora da Conceição. Passando para a família do Visconde da Barrosa, em 1950 após o seu casamento, o eng. José Adolfo da Costa Azevedo, neto do 1º visconde, empreendeu grandes obras de restauro da casa, plantou vinha, remodelou construções agrícolas que adaptou a turismo que se e introduziu o jardim formal de buxo junto à fachada sul.

O acesso é feito por portal que conduz a um terreiro com zona reservada ao turismo (antigas construções agrícolas), à esquerda, e um amplo espaço relvado atravessado por um caminho que aponta a um outro portal armoriado que dá acesso ao terreiro formal da casa, murado e com fonte de espaldar. Acima deste, em quota mais elevada encontra-se bosquete de faias rubras, rododendros, magnólias e carvalhos americanos de onde parte uma alameda de carvalhos americanos. A poente da casa encontra-se um patamar com jardim formal de buxo com laranjeiras e rododendros, bordejado por ramadas e introduzido há cerca de dez anos, substituindo um laranjal. Para este, junto à casa, encontra-se um court de ténis. Os campos na envolvente da casa são planos e plantados com vinha.

Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 740-BM/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012.

Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.

Quinta da Lage

(Consultada em outubro de 2018)
SILVA, António Lambert Pereira da – Nobres Casas de Portugal. Porto : Livraria Tava-res Martins, 1958. Vol. IV. p. 285.
STOOP, Anne de; MAYOR, João Paulo Sotto (fotografia) – Arquitetura Senhorial do Minho. [S.l.] : Caminhos Romanos, 2015. pp. 356 - 362.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3552

EN 202, Lugar da Lage, São Pedro de Arcos