Quinta de São Miguel
Centro | Viseu
Quinta de São Miguel
Quinta murada, diretamente sobre a EN16, em Viseu, confinando com o Parque do Fontelo.
A casa começou a ser construída em 1633 pelos frades capuchos do convento de S. Francisco de Órgens, que para aí queriam transferir a sua ordem. No ano seguinte foi vendida a João de Mesquita Cardoso (1603 -1645), cavaleiro fidalgo da Casa Real, que concluiu as obras não tendo chegado a residir nela. A casa passou para sua irmã e depois para a filha mais velha desta que casou com José Cardoso do Amaral, seu primo, fidalgo da Casa Real e capitão-mor da Ordenança de Viseu. O filho Manuel de Mesquita Cardoso do Amaral, também capitão-mor de Viseu, instituiu o morgadio de São Miguel. O último capitão-mor de Viseu, foi Bento José Cardoso de Melo de Lemos e Menezes (1785 –1844), senhor desta casa.
Acede-se por um portal encimado por um frontão armoriado com volutas e pináculos e tem-se acesso a um pátio fronteiro à casa de dois pisos. Esta tem uma escada que leva ao andar superior e na parte posterior está circundada por um denso bosque. Manoel de Oliveira filmou aqui algumas cenas de 'O Amor de Perdição’, em 1978. Do outro lado da rua, oposto ao portão da quinta encontra-se a igreja de São Miguel, onde existe a memória de uma capela muito antiga sendo a que ali se encontra data do princípio do século XVIII.
Imóvel de interesse público por resolução do Conselho de Ministros de 12 de Setembro de 1978
Nota tendo por base visita exterior à propriedade e fontes bibliográficas: Teresa Andresen - outubro de 2019.
Quinta de São Miguel
(Consultada em novembro 2019)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. p. 218.
GUIA de Portugal: Beira. II - Beira Baixa e Beira Alta [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. Vol. 3. p. 794
SILVA, António Lambert Pereira da – Nobres Casas de Portugal. Porto : Livraria Tavares Martins, 1958. Vol. III. pp. 101-108
https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_São_Miguel