Quinta do Santo da Serra
Madeira | Machico
Quinta do Santo da Serra
A Quinta do Santo da Serra fica situada na freguesia de Santo António da Serra, concelho de Machico, na costa sudeste da ilha da Madeira, a 9 km do aeroporto da Madeira, e a 24 km do centro do Funchal. Esta quinta localiza-se num planalto, a 688 metros acima do nível médio do mar. Nos finais do século XIX, a quinta foi mandada construir pela família inglesa Blandy, e em 1975 foi comprada pela extinta Junta Geral do Distrito Autónomo da Madeira, passando a ser designada por Quinta da Junta, por ser a residência oficial de férias do Presidente do Governo Regional, sendo atualmente um parque público.
O enquadramento desta quinta é rural, sendo um dos lugares da ilha com maior concentração de quintas. A nascente da quinta fica o campo do Clube de Golf Santo da Serra, onde se realizam provas do Tour Europeu PGA, e de onde se pode observar vistas panorâmicas sobre a baía de Machico, lugar onde os descobridores desembarcaram na Ilha pela primeira vez. A quinta revela um ordenamento de influência da Escola Paisagista inglesa, com amplos relvados enquadrados por árvores frondosas. As florações das camélias, das azáleas e dos rododendros são um dos ex-líbris desta quinta. Na coleção de plantas da quinta são conjugadas espécies da floresta de Laurissilva com uma vasta coleção de plantas exóticas. Das espécies autóctones da quinta são de destacar: o til (Ocotea foetens), o loureiro (Laurus novocanariensis), o vinhático (Persea indica), a ginjeira-brava (Prunus lusitanica subsp. hixa), a urze-das-vassouras (Erica platycodon subsp. maderincola), a urze molar (Erica arborea), o folhado (Clethra arborea), o silvado (Rubus sp.), a violeta (Viola odorata), o ranúnculo (Ranunculus sp.), a uveira-da-serra (Vaccinium padifolium), a faia-das-ilhas (Myrica faya), e o cedro-da-Madeira (Juniperus cedrus subsp. maderensis). Da diversificada coleção de espécies exóticas salientamos: o rododendro (Rhododendron arboreum), as azáleas (Rhododendron subps.), a camélia (Camellia subps.), a hortênsia (Hydrangea macrophylla), as coroas-de-Henrique (Agapanthus praecox), os camecípares (Chamaecyparis lawsoniana), o carvalho-comum (Quercus robur), a azinheira (Quercus ilex subsp. rotundifolia), o ulmeiro (Ulmus sp.), a faia-europeia (Fagus sylvatica), o eucalipto (Eucalyptus globulus), a criptoméria (Criptomeria japonica), as aranhas (Tibouchina grandiflora), o tulipeiro (Liriodendron tulipifera), o cipestre-da-Califórnia (Cupressus macrocarpa). De acordo com Miguel Almeida Domingues, as árvores desta quinta que possuem um porte monumental são o til, o carvalho-comum, o cipestre-da-Califórnia e o tulipeiro. Para além da coleção de plantas esta quinta também possuiu uma coleção de animais, como pavões, gamos e cavalos de raça Garrano natural do Minho e Trás-os-Montes. A quinta tem como infraestruturas um campo de ténis, um minigolfe e um parque de merendas. A partir do miradouro da quinta observam-se as serras do concelho de Machico, Ponta de São Lourenço e Ilha do Porto Santo.
Inventário: Sónia Talhé Azambuja - março de 2020 (Inventário tendo por base visita exterior à propriedade e fontes bibliográficas).
Quinta do Santo da Serra
(consultada a março de 2020)
AA. VV. – Encyclopædia Britannica. Ultimate Reference Suite. Chicago: Encyclopædia Britannica, Inc., 2008 (DVD).
AA. VV. – Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa e Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, 1935-1960.
ALMEIDA, Álvaro Duarte de; BELO, Duarte [coord.] – Portugal Património. Guia - Inventário. Açores-Madeira. Vol. X. Lisboa: Círculo de Leitores, 2008.
DOMINGUES, Miguel Almeida (Coord.) – Árvores Monumentais e Emblemáticas da Madeira. Funchal: Direção Regional de Florestas/Região Autónoma da Madeira, 2008.
IFCN – Quinta do Santo da Serra [Internet]. Funchal: IFCN, 2020. [Cons. março 2020] Disponível em: https://ifcn.madeira.gov.pt/quintas-e-jardins/quintas/quinta-do-santo-da-serra.html
LAMAS, Maria – Arquipélago da Madeira: Maravilha Atlântica. Funchal: Editorial Eco do Funchal,1956.
LUCKHURST, Gerald – The Gardens of Madeira. Londres: Frances Lincoln, 2010.
MATOS, Rui Campos – Quintas românticas: arquitetura e turismo [Internet]. Funchal: Aprender Madeira, 2017. [Cons. março 2020] Disponível em: http://aprenderamadeira.net/quintas-romanticas-arquitetura-e-turismo/
QUINTAL, José Raimundo Gomes – Estudo Fitogeográfico dos Jardins, Parques e Quintas do Concelho do Funchal. Tese de Doutoramento em Geografia, na especialidade de Geografia Física apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2 vols. Lisboa: [s.n.], 2007.
SILVA, Fernando Augusto da; MENESES, Carlos Azevedo de – Elucidário Madeirense. 3 Vols. 3.ª ed. Funchal: Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Direção Regional dos Assuntos Culturais, 1984 [1946].