Quinta Mãe dos Homens
Madeira | Funchal
Quinta Mãe dos Homens
A Quinta da Mãe dos Homens situa-se na Rua Mãe dos Homens, na freguesia de Santa Maria Maior, a 2 Km do centro da cidade, com uma área de 1,5 ha, a uma altitude de cerca de 140 m, com exposição sudoeste e com vista sobre a cidade e a baía do Funchal.
O registo mais antigo sobre esta propriedade está ligado à capela dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens que data 1790, estando nessa altura na posse de Pedro Agostinho Teixeira Drumond de Vasconcelos, que casou em 1803 no Funchal com Ana Augusta de Ornelas. Após ficar viúva Ana Augusta de Ornelas herdou esta quinta e colocou-a à venda, tendo sido adquirida no primeiro quartel do século XX por João Rodrigues Leitão (1843-1925). De acordo com Alberto Vieira, João Rodrigues Leitão era natural de Ponta da Barca, foi viver para a ilha da Madeira com apenas 10 anos. Mais tarde fez fortuna em Angola, onde alcançou grande influência, contribuindo para que o enclave de Cabinda, incluindo os territórios de Cacongo e Massabi, ficassem na posse de Portugal, o que levou a que o rei D. Luís I lhe conferisse o título de Visconde de Cacongo, em 1884. João Rodrigues Leitão, por volta de 1900 regressa à Madeira e adquire a Quinta da Mãe dos Homens, passando a residir nesta quinta com a sua mulher Firmina Maria Rodrigues Leitão (1848-?), e dedicando os últimos 25 anos da sua vida a obras filantrópicas. De acordo com Alexandra Ferreira da Costa em 1901, aquando da visita o rei D. Carlos I e a rainha D. Amélia à Madeira, os Viscondes de Cacongo tiveram a honra de encerrar as festividades, dando uma festa noutra propriedade sua, a Quinta do Pomar, perto da Choupana, na freguesia de Santa Maria Maior. No jardim encontra-se o busto de bronze do 1º Visconde, esculpido por Francisco Franco em 1915. Em 1925 faleceu João Rodrigues Leitão e a quinta foi herdade pelo seu sobrinho Carlos Ernesto Rodrigues Leitão (1878-1958), que em 1927 também herdou o título do tio, tornando-se no 2.º Visconde de Cacongo. Em 1958, com a morte de Carlos Ernesto Rodrigues Leitão a quinta foi herdada pela sua sobrinha, Cecília Leitão Branco e Brito Jardim. Refere ainda Alexandra Ferreira da Costa que nos anos 80 do século XX a quinta teve um plano de urbanização para exploração turística, restando apenas a casa principal e parte dos jardins de outrora. Em 1990 a quinta passou a ter uma unidade de turismo de habitação.
Inventário: Sónia Talhé Azambuja (março de 2020). Inventário tendo por base visita exterior à propriedade e fontes bibliográficas.
Quinta Mãe dos Homens
(consultada em março de 2020)
AA. VV. – Base de Dados Aprender Madeira [Internet]. Funchal: Aprender Madeira, 2020. [Cons. março 2020] Disponível em: http://aprenderamadeira.net/
ALMEIDA, Álvaro Duarte de; BELO, Duarte [coord.] – Portugal Património. Guia - Inventário. Açores-Madeira. Vol. X. Lisboa: Círculo de Leitores, 2008.
BETHENCOURT, Francisco; CHAUDHURI, Kirti Narayan [dir.] – História da Expansão Portuguesa: do Brasil para África (1808-1930). Vol. 4. Lisboa: Círculo de Leitores, 1998.
COSTA, Alexandra Sofia Lopes Ferreira da - Quintas do Funchal. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Arquitetura Paisagista apresentado ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa: [s.n.], 1998.
DOMINGUES, Miguel Almeida (Coord.) – Árvores Monumentais e Emblemáticas da Madeira. Funchal: Direção Regional de Florestas/Região Autónoma da Madeira, 2008.
LAMAS, Maria – Arquipélago da Madeira: Maravilha Atlântica. Funchal: Editorial Eco do Funchal,1956.
LUCKHURST, Gerald – The Gardens of Madeira. Londres: Frances Lincoln, 2010.
QUINTA DA MÃE DOS HOMENS – História sobre a Quinta de Nossa Senhora Mãe dos Homens [Internet]. Funchal: Quinta da Mãe dos Homens, 2020. [Cons. março 2020] Disponível em: https://www.quintamaedoshomens.com/pt/a-quinta.html
QUINTAL, José Raimundo Gomes – Estudo Fitogeográfico dos Jardins, Parques e Quintas do Concelho do Funchal. Tese de Doutoramento em Geografia, na especialidade de Geografia Física apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2 vols. Lisboa: [s.n.], 2007.
SILVA, Fernando Augusto da; MENESES, Carlos Azevedo de – Elucidário Madeirense. 3 Vols. 3.ª ed. Funchal: Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Direção Regional dos Assuntos Culturais, 1984 [1946].
VIERIA, Alberto [coord.] - História e Autonomia da Madeira. Funchal: Secretaria Regional de Educação, 2001.