Jardim Público de Santo António

Centro | Viseu

Jardim Público de Santo António

Jardim público no centro da cidade, em frente à Igreja do Convento de Santo António, antigo jardim do Largo Mouzinho de Albuquerque, construído em 1918, a mando da Câmara Municipal de Viseu, segundo planta aprovada em 1915, do Capitão Almeida Moreira (1873-1939), responsável pelo pelouro da estética, jardins e largos e parque do Fontelo.

O jardim de planta trapezoidal apresenta um lago central com ilha com casa dos patos, enquadrado por canteiros de buxo geométricos, alguns relvados e outros com hydrangeas, agapantos. São pontuados por plátanos, ciprestes, castanheiros da índia, lagerstroemia, magnólia grandiflora, tílias, camélias, cedros e rododendros. Os caminhos serpenteantes conduzem a zona do lago e a uma zona com bancos revestidos a azulejos, mobiliário urbano também desenhado pelo capitão Almeida Moreira, nos anos 30, inspirados no mobiliário do Parque Maria Luísa, em Sevilha.

Inventário: Joaquim Gonçalves – Junho de 2018

Jardim Público de Santo António

(Consultada em junho de 2018)
Viseu Cidade-Jardim – Nota Histórica, in VisitViseu, 18 fevereiro 2016.
FERNANDES, Luís da Silva – A Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu (1926-1936), in Viseum, Revista do Museu Municipal de Viseu, nº 1, 2008.
FERNANDES, Luís da Silva – Visitai Viseu… com Almeida Moreira, in revista BICA, ano 1, nº 1 Fev. Mar. Abr. 2017, pp. 206-208.

Largo Mouzinho de Albuquerque, Viseu