Convento de São Francisco de Orgens

Centro | Viseu

Convento de São Francisco de Orgens

Convento em encosta, na povoação de Orgens, com igreja e restos do antigo convento e cerca com 7 ha, composta por mata e hortas.

O convento franciscano capucho possui origem em 1407, altura em que Gonçalo Esteves e Catarina Anes doam terreno para construir o edifício. Em 1436 é lançada a primeira pedra por ordem do bispo de Viseu, D. João Homem, seguindo-se nos séculos seguintes várias construções e remodelações, nomeadamente no séc. XVI, o dormitório mandado construir pelo bispo D. Gonçalo Pinheiro e nos sécs. XVII e XVIII várias alterações para o adequar às normas da Província da Conceição.

O acesso é feito por portal com nicho de São Francisco, precedido por cruzeiro, com calçada lajeada e murada, muros da antiga cerca, culminando noutro cruzeiro que antecede o adro da igreja. Fronteiro, encontra-se um exemplar de oliveira e a Fonte de São Francisco, que recebia água de um tanque da cerca, encimada pelas armas franciscanas. Lateralmente à igreja, a este, encontra-se uma antiga fonte de mergulho, onde estaria a imagem de São Francisco, com mina.

A cerca, em encosta descendente, desenvolve-se atrás da igreja e das ruínas do antigo claustro, muito abandonada com hortas particulares e mata de pinheiros e eucaliptos. Existem ainda as ruínas de Capela de São Domingos, que deu origem à comunidade. Uma outra mina encontra-se na cerca, a chamada Fonte do Ouro, com tanque e, sobre esta, um sarcófago provavelmente medieval.

Inventário: Joaquim Gonçalves – Junho de 2018

Convento de São Francisco de Orgens

(Consultada em junho de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=7063

Largo de S. Francisco, Orgens