Solar de Gondomil

Norte | Vila Verde

Solar de Gondomil

Quinta com área de mata e campos agrícolas, ocupando a mata maior parte, e jardim junto à casa. A história da quinta remonta a 6 de outubro de 1554, quando Lourenço Campelo a vendeu ao Pe. Pedro Dias Perú, assim conhecido por ter estado naquela região. Em 1564 foi instituído o vínculo e mandou construir a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A propriedade foi passando de geração em geração mantendo-se na mesma família.

O acesso à quinta é feito por entre a mata, por caminho ladeado por buxo, com castanheiros, oliveiras, sobreiros e zona de laranjal. Junto ao caminho existe uma fonte. Junto à casa, patamar com camélias, oliveiras e cedros. Junto ao muro encontra-se uma fonte com nicho e relógio de sol. No patamar junto à casa pequena fonte com tanque retangular. No jardim, voltado à paisagem, encontra-se o pelourinho de Moure.

Nota feita com base na bibliografia e na visita exterior: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.

Solar de Gondomil

(Consultada em maio de 2018)
AZEVEDO, Carlos – Solares Portugueses: Introdução ao Estudo da Casa Nobre. 1ª ed. Lisboa : Livros Horizonte, 1969. pp. 157.
STOOP, Anne de; MAYOR, João Paulo Sotto (fotografia) – Arquitetura Senhorial do Minho. [S.l.] : Caminhos Romanos, 2015. pp. 183-187.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=1127

Moure, EM1184-1