Quinta do Til

Madeira | Funchal

Quinta do Til

A Quinta do Til, situa-se no cimo da Rua do Til, na freguesia do Imaculado Coração Maria, a 1,5 Km do centro da cidade, a uma altitude de cerca de 155 m, com exposição sul e com vista sobre a cidade e a baía do Funchal.

A propriedade da Quinta do Til remonta ao final do século XVI, era pertença do fidalgo da Casa Real João Mendes de Miranda, que era conhecido por o "Carne Azeda". No século XVIII esta quinta  foi pertença de António Vieira de Andrade, o responsável por mandar construir a Capela de São Francisco de Assis em 1675, que mais tarde, em 1741 foi reconstruída pelo seu neto. No século XVII residiriam nesta quinta James e Alexandre Gordon. A construção da casa principal foi iniciada no século XVIII, por um antepassado do conde de Carvalhal, para agradar à futura noiva, como o casamento nunca ocorreu a casa ficou incompleta. A casa principal revela inspiração arquitetónica no estilo de uma villa italiana. A quinta foi arrendada no século XIX à família Hinton que aí viveu entre 1850 e 1930. Cecil Herbert Miles (1909-?) adquiriu a Quinta do Til em 1933 e completou a construção da casa principal, e enriqueceu a coleção de azulejos da quinta, sendo também o responsável pela instituição em 1945 da capela de Nª. Senhora da Vitória. Na década de 70 do século XX passou para a posse do médico dinamarquês Waldemar Danfield. Alguns anos mais tarde, em 1984 foi adquirida pelo comerciante Jorge de Sá (n. 1933) que passou a residir na quinta desde 1990. Possui várias árvores de porte notável, nomeadamente o til que deu nome à quinta e à rua. O til (Ocotea foetens) é uma árvore indígena da floresta Laurissilva da ilha da Madeira.

Imóvel de Interesse Municipal: Res. 778/99 de 01 de Junho de 1999

Inventário: Sónia Talhé Azambuja (março de 2020). Inventário tendo por base visita exterior à propriedade e fontes bibliográficas.

Quinta do Til

(consultada em março de 2020)

AA. VV. – Base de Dados Aprender Madeira [Internet]. Funchal: Aprender Madeira, 2020. [Cons. março 2020] Disponível em: http://aprenderamadeira.net/

ALMEIDA, Álvaro Duarte de; BELO, Duarte [coord.] – Portugal Património. Guia - Inventário. Açores-Madeira. Vol. X. Lisboa: Círculo de Leitores, 2008.

CMF - Carta do Património do Funchal - Imóveis Classificados [Funchal]. Funchal :Câmara Municipal do Funchal (CMF), 2008.

COSTA, Alexandra Sofia Lopes Ferreira da - Quintas do Funchal. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Arquitetura Paisagista apresentado ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa: [s.n.], 1998.

DOMINGUES, Miguel Almeida (Coord.) – Árvores Monumentais e Emblemáticas da Madeira. Funchal: Direção Regional de Florestas/Região Autónoma da Madeira, 2008.

LAMAS, Maria – Arquipélago da Madeira: Maravilha Atlântica. Funchal: Editorial Eco do Funchal,1956.

LUCKHURST, Gerald – The Gardens of Madeira. Londres: Frances Lincoln, 2010.

QUINTAL, José Raimundo Gomes – Estudo Fitogeográfico dos Jardins, Parques e Quintas do Concelho do Funchal. Tese de Doutoramento em Geografia, na especialidade de Geografia Física apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2 vols. Lisboa: [s.n.], 2007.

SILVA, Fernando Augusto da; MENESES, Carlos Azevedo de – Elucidário Madeirense. 3 Vols. 3.ª ed. Funchal: Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Direção Regional dos Assuntos Culturais, 1984 [1946].

VIERIA, Alberto [coord.] - História e Autonomia da Madeira. Funchal: Secretaria Regional de Educação, 2001.

Rua do Til, 56, 9050-328 Funchal