Jardim do Coreto / Jardim Público de Tavira

Algarve | Tavira

Jardim do Coreto / Jardim Público de Tavira

O Jardim do Coreto, também designado como Jardim Público de Tavira, situa-se na margem direita do rio Gilão, na baixa da cidade de Tavira, na freguesia de Santa Maria, e tem uma área de 340 m2. Este jardim é o jardim de caráter público mais antigo desta cidade, sendo um registo da arquitetura romântica do século XIX.

Entre o final do século XIX e o início do século XX, a cidade de Tavira foi alvo de reformas a nível arquitetónico com o desígnio de desenvolver o seu urbanismo. Algumas destas reformas passaram pela construção dos caminhos de ferro, o Mercado da Ribeira e os muros das margens do rio Gilão, entre outros. No seguimento destas reformas, em particular, da construção do Mercado da Ribeira (1888), é impulsionada a construção do Jardim do Coreto, em 1890, de modo a complementar estas estruturas e proporcionando à  população um ponto de convívio. principal Este jardim tornou-se ponto de encontro principal para a sociabilização e recreio dos tavirenses, com a organização de concertos no coreto, festas, quermesses, feiras, etc. Durante alguns trabalhos arqueológicos realizados na zona circundante ao jardim foi possível revelar que existiram vários níveis de aterro em toda a extensão da rua, possivelmente realizados para a construção do jardim. Alguns materiais cerâmicos encontrados nesta área comprovam que o espaço destinado para o Jardim do Coreto não era uma zona habitacional, mas sim um espaço onde outrora existiam tercenas (celeiros à beira rio).

Este jardim sofreu alterações no decurso dos séculos, sendo a transformação mais marcante a passagem do traçado orgânico para um traçado mais geométrico, que se estima ter ocorrido por volta de 1913. A alameda principal central atravessa o jardim, sendo só interrompida pelo elemento principal do jardim, o coreto. Segundo Daniel Santana (2008) o coreto foi fabricado no Porto, tendo sido transportado por via marítima para a inauguração do jardim, constituindo um importante marco na representação da arquitetura do ferro oitocentista. Posteriormente, no ano de 1944, foi acrescentado um lago a circundar o coreto, onde é possível observar peixes, tartarugas, rochas e plantas. O Jardim do Coreto possui dois bustos, da autoria do escultor Raul Xavier (1894-1964), homenageando duas figuras de relevo, naturais de Tavira, sendo eles António Cabreira (1868-1953), matemático e publicista, inaugurado em 1944; e Isidoro Manuel Pires (1894-1958), poeta e político local, inaugurado em 1961. Em 1976, António Vianna Barreto (1924-2012) e Edgar Fontes (1922-2000), pertencentes à primeira geração de arquitetos paisagistas portugueses, elaboram o projeto de remodelação do Jardim Público [Jardim do Coreto] e Praça da República de Tavira.

O Jardim do Coreto é caracterizado pela vegetação diversificada, na qual se pode destacar no estrato arbóreo as tamareiras (Phoenix dactylifera), as palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), os choupos-brancos (Populus alba), os lódãos-bastardos (Celtis australis); no estrato arbustivo e herbáceo: os agapantos, os jasmins, as dálias, os loendros, entre outros. A vegetação dos canteiros proporciona conforto ao espaço, criando zonas de a estadia agradáveis junto ao rio, sendo um autêntico “coração da cidade”, já que aqui se continuam a realizar-se a maioria das atividades de sociabilização da cidade (concertos, feiras, mercados, etc.).

Inventário: Alexandre Madeira, Catarina Brásia e Mariana Rodrigues – maio de 2021.

Revisão: Sónia Talhé Azambuja

Nota: Ficha de inventário elaborada pelas alunos Alexandre Madeira, Catarina Brásia e Mariana Rodrigues, sob orientação da Professora Sónia Talhé Azambuja, no âmbito da unidade curricular de História da Arte dos Jardins II da Licenciatura em Arquitetura Paisagista (1.º Ciclo), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (FCT/UAlg).

Jardim do Coreto / Jardim Público de Tavira

AA. VV. – Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa e Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, 1935-1960.

AA. VV. – Tavira. Vila Antiga Cidade Renovada. Tavira: Câmara Municipal de Tavira, 2005.

ALMEIDA, Álvaro Duarte de; BELO, Duarte [coord.] – Portugal Património. Guia - Inventário. Beja-Faro. Vol. IX. Lisboa: Círculo de Leitores, 2008.

ANICA, Arnaldo Casimiro – Tavira e o seu Termo: Memorando Histórico. Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 1993.

BARÃO, Pedro et al. – Núcleo Urbano da cidade de Tavira [Internet]. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), 2001-2010. [Cons. maio 2021] Disponível em: http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/sipa.aspx?id=10025

BARRETO, Francisco Maria Marques de Aguiar Salvação – Contributo para a história da arquitectura paisagista em Portugal: arquitecto paisagista António Facco Vianna Barreto. Dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista apresentada ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa: sn, 2011.

COVANEIRO, Jaqueline; CAVACO, Sandra – "Evolução do Espaço Urbano da Cidade de Tavira: Resultados Preliminares". In AA. VV. - Actas do III Congresso Internacional de Arqueologia de Transição - Estratégias de Povoamento: Do Período Romano ao Mundo Contemporâneo, Scientia Antiquitatis, v. 1, n.º 2, 2017, pp. 219-242. [Cons. maio 2021] Disponível em: http://www.scientiaantiquitatis.uevora.pt/index.php/SA/article/view/81/75

Fotografias antigas e postais de Tavira. Arquivo Municipal de Tavira, Câmara Municipal de Tavira.

RODRIGUES, Ana Sofia – Evolução Urbana da Cidade de Tavira. Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura apresenatda à Universidade Lusíada de Lisboa. Lisboa: s.n., 2013. [Cons. maio 2021] Disponível em: http://repositorio.ulusiada.pt/handle/11067/3204

SANTANA, Daniel – Guia dos Jardins Históricos de Tavira. Tavira: Câmara Municipal de Tavira, 2008.

SANTANA, Daniel; TEIXEIRA, Célia – “A cidade do Museu. Memória e identidade do Centro Histórico de Tavira”. In AA. VV. – Memória e Futuro. Património, Coleções e a Construção de um Museu para Tavira. Tavira: Câmara Municipal de Tavira, 2013, pp. 61-78.

R. José Pires Padinha, 8800-354 Tavira