Santuário de Nossa Senhora da Aparecida
Norte | Chaves
Santuário de Nossa Senhora da Aparecida
Santuário isolado, localizado na veiga de Calvão, com acesso por estrada passando pela aldeia do mesmo nome. O complexo religioso, murado, com capelas, cruzeiro, quartéis de peregrinos e fonte é envolvido por frondoso parque com exemplares de cedros, eucaliptos, ciprestes de Lawson e abetos, com cerca de 3 ha. Aqui terá aparecido a Virgem Maria a três pastores, em 1833, de seus nomes Manuel, Maria Rosa e Rosa Fernanda, tornando-se desde essa altura um local de culto com grande romaria no segundo domingo de setembro. Todo o santuário, muito próximo da raia, desfruta de vistas sobre toda a veiga. O acesso é feito por alameda de cedros, ladeada por capelinhas do séc. XX, oferta de particulares.
Chegando ao recinto do santuário, à esquerda encontram-se os quartéis de peregrinos, e à direita três capelinhas, dedicadas respetivamente ao Senhor da Cana Verde, à Nossa Senhora da Aparecida e a São José. Junto à primeira encontra-se uma fonte de mergulho com espaldar rematado por cruz. Num ponto mais alto encontra-se a capela de maiores dimensões, datada de 1842, junto ao grande penedo onde terá aparecido a Virgem Maria. No alto deste, com acesso por escada encontra-se uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora da Aparecida. Lateralmente dois exemplares notáveis de eucaliptos. O parque longitudinal, em terreno de suave declive, apresenta grandes exemplares de cedros e abetos, com parque de merendas, zonas de sombra e no topo, um cruzeiro. O recinto é percorrido por caminhos empedrados.
Inventário: Joaquim Gonçalves – abril de 2018.
Santuário de Nossa Senhora da Aparecida
(Consultada em abril de 2018)
GIL, Júlio ; CALVET, Nuno – Nossa Senhora de Portugal: Santuários Marianos. 1ª ed. Lisboa : Intermezzo, 2003. p. 412-413.