Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Norte | Arcos de Valdevez
Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Santuário mariano no concelho dos Arcos de Valdevez, a uma altitude de 690 metros, em pleno Parque Nacional da Peneda - Gerês, na freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço. Com influência do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, está implantado numa estreita garganta no sopé da denominada Fraga da Meadinha, da qual corre no inverno uma cascata, na documentação chamada de Corgo, cujas águas são conduzidas em túnel sob o terreiro do santuário. Em redor encontra-se uma frondosa mata de carvalhos e pinheiros. Os diversos edifícios, nomeadamente a igreja, escadório, capelas e quartéis de peregrinos (transformados em hotel), casa da confraria e estruturas comerciais, estão dispostos numa plataforma, encaixados e adaptados ao íngreme terreno, onde também se encontra uma pequena povoação com o rio Peneda no fundo do vale.
Segundo Frei Agostinho de Santa Maria, a 5 de agosto de 1220, naquele local terá aparecido a uma pastora a Virgem em forma de pomba branca e lhe terá pedido para edificarem uma ermida em sua homenagem. Perante a povoação descrente, terá apontado a existência de uma pequena imagem milagrosa, que terá curado uma mulher doente. Segundo o Padre Carvalho da Costa, na sua Corografia Portuguesa, a imagem foi achada por um criminoso de Ponte de Lima que se encontrava escondido no local. A Virgem terá permitido que este visse a imagem após o seu arrependimento. Independentemente das várias lendas, o culto foi oficializado em 1472 na comarca de Valença. Apesar do culto antigo e desde esse tempo já existir uma ermida, o que hoje existe é uma grande obra iniciada na segunda metade do séc. XVIII, que se prolongou ao longo de quase todo o século seguinte.
O início do percurso ascendente é feito pelo Terreiro do Anjo, com acesso por portal e estátua do anjo no centro. A rodear o terreiro encontram-se capelas de Via Sacra que continuam escadório acima, algumas delas feitas ainda no séc. XVIII, outras já no XIX, até ao pórtico dos Evangelistas que se abre para amplo terreiro onde estão os quartéis e o Escadório das Virtudes, que conduz à igreja neoclássica no topo. Este último escadório é profusamente decorado por urnas e pirâmides com as imagens das Virtudes e fontes em cada um dos patamares. A vegetação arbórea que acompanha todo o percurso do escadório é composta sobretudo por tílias, carvalhos americanos e freixos. A Festa da Senhora da Peneda é anual e tem a duração de uma semana, entre 31 de agosto e oito de setembro.
Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.
inserido na ROTA DO ALTO MINHO
Santuário de Nossa Senhora da Peneda
(Consultada em outubro de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. pp. 45, 103, 252, 253.
COSTA, António Carvalho da, 1650-1715 - Corografia portugueza e descripçam topo-grafica do famoso Reyno de Portugal, com as noticias das fundações das cidades, villas, & lugares, que contem; varões illustres, gealogias das familias nobres, fundações de con-ventos, catalogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edificios, & outras curiosas observaçoens. Tomo primeyro [-terceyro] / Author o P. Antonio Carvalho da Costa.... - Lisboa : na officina de Valentim da Costa Deslandes impressor de Sua Ma-gestade, & á sua custa impresso, 1706-1712, 3 vol.
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. II - Minho [S.l.] : Fundação Calouste Gul-benkian, 1996. Vol. 4. pp. 919 - 920.
GIL, Júlio ; CALVET, Nuno – Nossa Senhora de Portugal: Santuários Marianos. 1ª ed. Lisboa : Intermezzo, 2003. pp. 404 - 407.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=2212
http://purl.pt/434/4/hg-1065-v/hg-1065-v_item4/hg-1065-v_PDF/hg-1065-v_PDF_24-C-R0150/hg-1065-v_0000_capa-534_t24-C-R0150.pdf