Castelo de Melgaço

Norte | Melgaço

Castelo de Melgaço

O Castelo de Melgaço ergue-se sobre morro granítico na vila, com vista sobre serras envolventes, apresentado diversas fases de construção ao longo dos séculos, sendo marcadas a do castelo e da cerca da vila, do séc. XIII e barbacã do séc. XVII, inserida na linha estratégica de defesa do rio Minho.

A origem do castelo remonta a 1199, altura em que D. Sancho I concedeu carta de couto ao Mosteiro de Longos Vales de Monção, referindo uma primeira torre construída por D. Pêro Periz, prior do mosteiro. No entanto no séc. XIII o castelo foi reconstruído a expensas do concelho, do Mosteiro de Fiães e do rei. No séc. XIX as antigas fortificações da vila começaram a perder a sua razão de ser e a Câmara Municipal começou a demolir parte das muralhas. O que chegou até aos nossos está envolto em espaços ajardinados, sendo um espaço verde de fruição. O centro histórico entre muralhas inclui o Museu do Cinema Jean Loup Passek, inaugurado em 2005, por vontade de grande conhecedor de cinema que foi júri do Festival de Cannes e apaixonado por Melgaço, e o Solar do Alvarinho, junto à Rua Direita.

Uma lenda ligada à história do lugar é a de Inês Negra em que por alturas da conturbada época da consolidação do poder por D. João I, e havendo fações que apoiavam os castelhanos, um membro delas, conhecida como a “Renegada” terá proposto uma luta entre ela e uma mulher local chamada Inês para resolver a contenda. Mas, Inês Negra saiu vitoriosa. Junto ao castelo, encontra-se uma estátua evocativa de Inês Negra, da autoria de José de Guimarães, junto a um miradouro e a um jardim público envolvente da muralha do castelo. Na sua envolvente, fora de muralhas, encontra-se o Convento de Nossa Senhora da Conceição ou das Carvalhiças, que conserva parte da estrutura da sua antiga cerca, com tanques, ramadas e parte de mata.

Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910 (castelo) / Decreto nº 11 454, DG, 1.ª série, n.º 35 de 19 fevereiro 1926 (muralha de Melgaço) / ZEP, Portaria DG, 2.ª série, n.º 105 de 09 maio 1949 (castelo e cerca).

Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.

inserido na ROTA DO ALTO MINHO

Castelo de Melgaço

(Consultada em outubro de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3554

Alameda Inês Negra, Rua Direita, Travessa da Muralha, Vila e Roussas