Parque das Termas de Melgaço

Norte | Melgaço

Parque das Termas de Melgaço

As Termas de Melgaço situam-se perto da vila de Melgaço no Parque Termal do Peso, ocupando uma área com cerca de 10 ha, atravessada pela ribeira da Folia, junto à EN 202. A primeira notícia refere-se à compra dos terrenos a 8 de junho de 1884 por António Augusto de Sousa e Castro, juntamente com outros sócios, para aproveitamento das águas do Peso para fins medicinais. Em 1909 foi construído o grande pavilhão arte nova com estrutura de ferro contendo a Fonte Principal, com projeto do eng. Couto dos Santos. Águas famosas pelos seus fins terapêuticos são descritas em 1921 para as doenças gerais como a diabetes, doenças do aparelho digestivo e do sistema nervoso. No ano de 1924 concluiu-se o balneário e deu-se o início do delineamento do parque pelo jardineiro paisagista Jacintho de Mattos, continuando a arborização nos inícios da década de 1930.

Em 2009, a Câmara Municipal de Melgaço e a UNICER (atual SuperBockGroup), através da empresa VMPS-Águas e Turismo, S.A. assinaram um protocolo para a reabilitação e reabertura da Estância Termal, ficando o Município de Melgaço responsável pela gestão do parque termal por 25 anos. A exploração da unidade fabril, a concessão de exploração, captação e engarrafamento das águas minerais naturais gasocarbónicos continua a ser da VMPS. Desde então, as termas, o balneário e as fontes foram recuperadas assim como o parque foi objeto de requalificação.

O acesso principal do Parque é feito a sul por alameda de tílias, plátanos, ciprestes de Lawson e cedros, com corredor central marcado por três fontes de recorte art deco e canteiros com relvados. Ao lado encontra-se o velho hotel de Melgaço em notório estado de degradação. A alameda é rodeada por frondosa mata com bétulas e exemplares de grande porte de tílias e falsos plátanos, percorrida por caminhos de terra batida serpenteantes. Por este eixo principal chega-se do outro lado da ribeira, atravessando ponte, e encontram-se diversos equipamentos como o bar, parque infantil, minigolfe e o Balneário, a Fonte Principal com o buvete que data de 1909, a Fonte Nova e a fábrica de engarrafamento das águas de Melgaço. A exploração do Parque encontra-se concessionada pela VMPS à Cura Aquae-Termas de Melgaço, empresa municipal constituída em parceria entre o Município de Melgaço e o Grupo Casais, incluindo o Spa Termal do Peso instalado no Balneário.

Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 276/2013, DR, 2.ª série, n.º 91, de 13 maio 2013.

Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.

inserido na ROTA DO ALTO MINHO

Parque das Termas de Melgaço

(Consultada em outubro de 2018)
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. II - Minho [S.l.] : Fundação Calouste Gul-benkian, 1996. Vol. 4. p. 1095.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=2203

EN 202, Paderne