Avenida dos Plátanos
Norte | Ponte de Lima
Avenida dos Plátanos
A Avenida do Plátanos é um espaço público em pleno centro histórico de Ponte de Lima, ribeirinho na margem sul do rio Lima, com vista para a margem direita do rio.
É uma frondosa alameda com cerca de 440 metros com notáveis plátanos, alguns deles mais jovens pois têm vindo a ser substituídos devido à sua idade. No topo oeste da alameda encontra-se a seiscentista Igreja de Nossa Senhora da Guia e mais ou menos no centro o complexo dos Conventos de Santo António e da Ordem Terceira de São Francisco, que constituem atualmente o Museu dos Terceiros. Este importante núcleo de arquitetura religiosa foi fundado em 1480 pelo Visconde D. Leonel de Lima e sua mulher D. Filipa da Cunha, que o doaram à ordem.
A atual Avenida dos Plátanos foi instalada sobre terrenos da antiga cerca conventual, vendida em hasta pública, tal como os edifícios em 1834, após a Extinção das Ordens Religiosas, na altura chamada de Quinta da Cerca. Fronteiro ao Museu dos Terceiros encontra-se um pequeno jardim mais recente – Jardim dos Simples, envolto por grade com canteiros onde estão instaladas diversas ervas aromáticas e medicinais, fruto da intervenção dos paisagistas Francisco Caldeira Cabral (filho) e Elsa Severino, tal como a zona do campo da feira. No local, a sudeste vieram-se a instalar o cemitério e o Palacete da Villa Morais.
Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, 1974) - Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e Igreja de Santo António dos Capuchos com remanescentes do Convento, incluindo o Claustro.
Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.
inserido na ROTA DO ALTO MINHO
Avenida dos Plátanos
(Consultada em outubro de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3577
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=6903
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3497