Casa do Cruzeiro
Norte | Ponte de Lima
Casa do Cruzeiro
Quinta com cerca de 5 ha, que na sua origem era de maiores dimensões e englobava os terrenos agora ocupados pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a este, em quota inferior, antigos terrenos agrícolas da quinta e a chamada “Mata D. Inês”, atualmente pertencente à Câmara Municipal de Ponte de Lima e fazendo parte do Parque Urbano da Vila de Ponte de Lima.
A casa data do séc. XVII resultando de várias campanhas de obras, sendo desta altura o corpo principal e já do séc. XIX os restantes corpos. A torre que existe na parte posterior é uma reinvenção do séc. XX, construída por um tio do atual proprietário. Em 1808 a quinta pertencia a António de Couros Carneiro de Vasconcelos Souto Maior, fidalgo da Casa Real e capitão-mor das ordenanças de Ponte de Lima vindo a herdá-la a sua filha D. Maria Clara de Couros Carneiro de Vasconcelos.
O acesso principal é feito por alameda ladeada por olival, iniciando num cruzeiro que provavelmente deu o nome à casa, culminando num terreiro, para onde se volta a capela e um portal com armas com policromia. Ao passar o portal acede-se a outro terreiro onde é visível um grande espigueiro e por onde se faz a entrada principal para a casa por uma escadaria, ladeada por pequeno tanque. O jardim surge em patamar elevado, voltado ao terreiro exterior, lateral à casa, em socalcos, com o primeiro patamar formal, de buxo, provavelmente do séc. XIX, com azáleas, camélias, rododendros, magnólia e carvalho. Patamar superior relvado com ramada ao centro, chamado de “Jardim da Monarquia”, com laranjeiras, pereiras, buganvília junto a fonte e conversadeiras nos muros. Neste patamar encontra-se também a piscina. Superiormente existe um bosquete, chamado de “matinha”, com castanheiros, bambu, carvalhos, louro cerejo e medronheiro, que originalmente comunicava com a mata exterior, a chamada “Mata D. Inês”, nome dado por causa de uma anterior proprietária. Para sul, encontram-se vários socalcos com zonas de pomar de macieiras e ramadas e zonas plantadas com castanheiros. No pátio existente atrás da casa encontram-se vários tanques adossados com lavadouros. A Mata D. Inês, incluída no Parque da Vila, inaugurado em 2016, separada pela estrada, apresenta carvalhos, pinheiros e cedros, com parque de manutenção, seguindo-se zonas extensas de relvados com as piscinas e o pavilhão municipal junto a estes.
Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983.
Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.
inserido na ROTA DO ALTO MINHO
Casa do Cruzeiro
(Consultada em outubro de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3603