Santuário de Nossa Senhora do Faro
Norte | Valença
Santuário de Nossa Senhora do Faro
Santuário dedicado a Nossa Senhora do Faro ou da Assunção no alto do Monte do Faro, com ampla vista sobre o vale do rio Minho. Fronteiro, mais baixo, encontra-se o Monte de Santana ou Picoto de Santana, onde se ergue pequena capelinha com cruzeiro, pertencente ao santuário reerguida entre 1870 e 1885, após a sua anterior demolição.
O santuário, provavelmente, foi construído no final do séc. XVII, início do XVIII, segundo atesta a data de 1707 no interior e de 1714 na padieira da porta principal, pelos monges beneditinos do Mosteiro de Ganfei, em Valença. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, foi vendido a Melo Cavacão que a legou a D. Vitorina de Araújo e Melo. Posteriormente foi vendido por Ana Victoriana de Araújo e Mello à Colegiada de Santo Estêvão, do Santuário do Monte de Faro. A festividade passou a ser dedicada a São Pedro de Rates. Entre 1908 e 1910, o monte foi arborizado e aberta uma nova estrada para o santuário.
Um escadório por entre a mata conduz ao topo do monte, onde se ergue a capela, com nicho de São Bento na fachada, ladeada por notáveis castanheiros. Superiormente outro patamar com liquidâmbares e tílias. Acessos entre eles por escadas e pela estrada. Do lado direito, em quota mais baixa edifício de apoio aos peregrinos. O parque de merendas também se desenvolve em baixo, em vários patamares com profusão de sombra de tílias, falsos plátanos, castanheiros e austrálias. Num dos patamares encontra-se uma fonte de espaldar e num outro uma mais pequena, dedicada a Santa Teresa, de 1707. Todo o recinto é percorrido por caminhos em terra batida, sempre abundando a sombra, com escadas entre patamares, um dos quais leva à capela de Santana.
Inventário: Joaquim Gonçalves - outubro de 2018.
inserido na ROTA DO ALTO MINHO
Santuário de Nossa Senhora do Faro
(Consultada em outubro de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. pp. 171 e 172.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=6905