Parque de Fontelo

Centro | Viseu

Parque de Fontelo

A 15 minutos do centro histórico de Viseu, o notável Parque do Fontelo destaca-se pela antiguidade do lugar e pela sua história entre as quintas de recreio episcopais de Portugal e também como parque público urbano. Foi antiga quinta de veraneio dos bispos de Viseu, com origens no século XII. Em 1399, por ordem do bispo D. João Homem foi construído o paço, mas será a partir de 1527 que o Fontelo adquiriu a notoriedade graças ao bispo D. Miguel da Silva (1486-1556) que introduziu muitos melhoramentos no paço e na quinta.  O poema Fontellum, de António de Cabedo (1553) imortalizou este lugar.

O Fontelo foi tendo períodos áureos outros de abandono até que, em 1926, a mata e jardins foram cedidos à Câmara Municipal de Viseu que aqui construiu um estádio desportivo e fez extensas obras sob orientação do capitão Almeida Moreira (1873-1939). Hoje são visitáveis o parque, que corresponde à antiga mata da quinta, os jardins e o paço onde se encontra instalado o Solar do Vinho do Dão. Este é um lugar de importância maior no imaginário de todos os viseenses. A sua visita ficará certamente na memória pelo encontro quer com a história quer com o frondoso parque e o seu conjunto de árvores notáveis.

Inventário: Joaquim Gonçalves – junho de 2018

inserido na ROTA DO DÃO

Parque de Fontelo

(Consultada em junho de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. pp. 213-214.
GUIA de Portugal: Beira. II - Beira Baixa e Beira Alta [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. Vol. 3. p. 797.
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=25124

Avenida José Relvas - Parque do Fontelo