Cava de Viriato

Centro | Viseu

Cava de Viriato

A Cava de Viriato, próxima da Feira de São Mateus, é um dos monumentos e destinos mais emblemáticos da cidade de Viseu. Trata-se de um grande entrincheiramento de muros de terra, com a forma de um octógono, com o perímetro de 2100 metros e área inscrita de cerca de 38 hectares. As suas origens são incertas, sendo às vezes apontada como um acampamento romano. Desde o século XVI que é associada a Viriato que, no entanto, provavelmente nunca terá passado por Viseu. Conhecem-se algumas notícias pontuais sobre a Cava que está classificada como monumento nacional desde 1910. Em 1461, o Cabido da Sé de Viseu tomou posse das terras, que eram anteriormente reguengos. Em 1728, D. João V mandou medir a cava e protegê-la para as gerações futuras. No séc. XIX foi usada como passeio público.

Através da Sociedade POLIS, a Cava de Viriato foi reabilitada no âmbito dos trabalhos do Plano de Pormenor da Cava de Viriato e Áreas Envolventes sob coordenação do arquiteto Gonçalo Byrne. O gabinete PROAP – Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, Lda foi responsável pelo projeto de recuperação do monumento e da envolvente da Cava do Viriato concluído em 2008 sob coordenação de João Nunes e Iñaki Zoilo. Forma também alvo de intervenção o parque da Feira e o Parque dos Açudes, junto ao rio Pavia.

O monumento pode ser percorrido ao longo do coroamento proporcionando diversos pontos de vista, nomeadamente sobre o centro histórico de Viseu. O interior é pacatamente ocupado por pequenas casas com os seus quintais. Os taludes estão abundantemente plantados com árvores de grande porte nomeadamente carvalhos, castanheiros da índia, oliveiras, choupos e plátanos que proporcionam uma evolução notável de cenários ao sabor das estações do ano.

Monumento Nacional - Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910

Inventário: Joaquim Gonçalves / Teresa Andresen– outubro de 2019

inserido na ROTA DO DÃO

Cava de Viriato

(Consultada em junho de 2018)
Viseu Cidade-Jardim – Nota Histórica, in VisitViseu, 18 fevereiro 2016.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3796
http://www.cm-viseu.pt

Avenida da Bélgica 5