Quinta de Chão de São Francisco
Centro | Viseu
Quinta de Chão de São Francisco
Quinta no centro da povoação de, com cerca de 12 ha. Casa à face da rua e, em frente, encontra-se a capela de Nossa Senhora dos Escravos. Grande jardim desenvolvido longitudinalmente atrás da casa, ladeado a este por extensos campos de vinha, que ocupam cerca de 8 ha.
A casa é provavelmente setecentista, e foi propriedade da família Queirós Pinto de Ataíde e Melo, provenientes de Favaios, e que aqui se refugiaram durante as lutas liberais, altura em que a casa é ampliada. Em 1905, D. Maria Eduarda Queirós Pinto de Ataíde e Melo, de cuja família pertencia a quinta, casa com o 1º Visconde de Treixedo, Francisco de Gouveia Bandeira de Figueiredo. Em 1994, após o falecimento da 2ª viscondessa, a casa é comprada pelo pai da atual proprietária.
Atrás da casa, encontra-se um terreiro arborizado com cedros e acer pseudoplatano com um pombal a oeste, ao centro uma fonte de espaldar com nicho e imagem de São Francisco e tanque separado quadrangular e a este diversas construções agrícolas, algumas em ruínas como é o caso da casa do caseiro, voltada a outro pátio. Junto à fonte do terreiro surge portal que conduz ao jardim composto por jardim formal de buxo talhado, com bolas nos ângulos, canteiros recortados e sinuosos, uma fonte de tanque recortada, enquadrada por bambu e pontuado por exemplares de palmeiras das Canárias, cedros, camélias, magnólia-de-flores-grandes, lagerstroemia, fiteiras e ciprestes. Lateralmente para oeste, encontra-se pequeno bosquete com exemplares notáveis de cedros e teixo. Sob a sombra das copas, várias mesas e bancos de pedra. Os lados oeste e norte são percorridos por sebes de loureiros. Em eixo, no topo sul, encontra-se tanque quadrangular, rebaixado, enquadrado por sebes de buxo. Este patamar de jardim formal também é enquadrado por alegretes. Em quota mais baixa, sempre em eixo desenvolvem-se quatro grandes quadras de buxo, com caminhos também ladeados por buxo, local onde originalmente se situariam as hortas e pomares e que atualmente estão preenchidos por relvado, laranjal, olival e pomar de romanzeiras. No centro, onde convergem os caminhos que ladeiam as quadras, encontra-se uma pequena fonte com tanque octogonal. No fim das quadras surge grande tanque, provavelmente do séc. XX, em granito e delimitado por antigos alegretes.
Lateralmente ao longo jardim corre uma carreira de buxo, formando túnel com cerca de 130 metros de cumprimento que culmina num portão. A ladear o portão exemplar notável de cedro do Buçaco, com mesa de pedra junto a este. Paralelo à carreira de buxo corre um caminho que separa das vinhas, pontuadas também por oliveiras.
Percorrendo o caminho de volta à casa, encontra-se logo no início do jardim, do lado esquerdo um tanque com lavadouros, e do lado direito, um pátio com pérgula e fonte de mergulho com nicho e imagem de Santa Teresinha. Por todo o jardim avista-se ao fundo, a sul, a serra da Estrela.
Inventário: Joaquim Gonçalves – junho de 2018
inserido na ROTA DO DÃO
Quinta de Chão de São Francisco
(Consultada em junho de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=13688