Quinta da Cerca

Centro | Mangualde

Quinta da Cerca

A Quinta da Cerca encontra-se no centro da povoação de Guimarães de Tavares, com uma extensa área de 8,5 ha, em grande parte ocupada por vinha, e possui origens bastante antigas, remontando ao séc. XVI, sendo os seus primeiros proprietários Afonso Martins e D. Catarina Henriques. No entanto, as construções atuais serão do séc. XVII e XVIII e o jardim com elementos deste último século referido mas com grandes intervenções do séc. XX.

O acesso é feito por portal que conduz a terreiro lateral à casa com exemplares notáveis de plátanos, sequóias e cedros, todos dispostos em pares e confrontantes. Para o lado esquerdo, por portão segue-se para a zona do jardim e quinta. O jardim encontra-se construído em patamares, possuindo no primeiro aveleiras e exemplar notável de abeto. O patamar de baixo, com acesso por escada é ladeado por regadeira e extensos campos de vinha. Este patamar corresponde ao jardim formal, com canteiros de buxo, marcado ao centro por exemplar notável de sequóia, uma pérgula de roseiras e canteiros preenchidos por magnólias, fiteira, azáleas, azevinho, abetos, cedros, palmeira washingtonia e tílias. No lado esquerdo junto ao muro de suporte um grande tanque com mina e nicho, coberto por pérgula de glicínia, criando casa de fresco. Este jardim encontra-se totalmente aberto à paisagem, com vistas amplas para campos de vinha e ao fundo, a serra da Estrela.

Voltando ao terreiro de entrada, para trás da casa acede-se a um pátio ajardinado e para a frente da casa, passando por um interessante e alto mirante, voltado à rua, a outro pátio, interior, com dois níveis em quotas inferiores, ajardinados com exemplares de castanheiros da índia, lagerstroemia, magnólias, camélias, lilases e laranjeiras. Este pátio é marcado pelo verde das fachadas da casa, integralmente revestidas a vinha virgem. Passando este pátio, chega-se à antiga zona de pomares e horta, com três patamares com níveis diferentes. Os dois primeiros, relvados, possuem tanque e exemplares de nogueiras, oliveiras, ulmeiro, ginkgo biloba e cerejeiras. No extremo um parque de estacionamento para o turismo com acesso direto à rua por portão. O último patamar possui um grande tanque de rega, com água trazida pela gravidade, enquadrado por horta e pomar de laranjeiras, oliveiras, cerejeiras e nogueiras. Para baixo encontram-se campos de olival e vinha.

Inventário: Joaquim Gonçalves - junho de 2018

Quinta da Cerca

(Consultada em junho de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2575

Largo de Santa Marinha,Guimarães de Tavares