Santuário de Nossa Senhora do Castelo

Centro | Mangualde

Santuário de Nossa Senhora do Castelo

Junto à cidade de Mangualde no alto de um monte, que domina a paisagem, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora do Castelo envolvido por um parque com cerca de 3 ha. Na proximidade encontra-se o Hotel Senhora do Castelo.

O recinto mariano composto por igreja, casa do ermitão, escadório e quatro capelas representando a Conceição, Encarnação, Visitação e Assunção, foi construído no local do Castelo de Azurara, um antigo castro pré-romano, que terá dado nome ao local e do qual ainda são visíveis panos de muros e muralha ao longo de todo o escadório. Parte da pedra terá sido usada na construção do santuário.

Da primitiva igreja já nada resta e situar-se ia no local da Casa do Ermitão. Terá sido demolida em meados do séc. XIX, após a conclusão da nova igreja neoclássica, que atualmente domina o alto do monte. Na fachada principal surgem placas alusivas às visitas dos reis D. Luís, D. Maria Pia, D. Amélia e infantes. Uma lápide com a data de 29 novembro de 1946, assinala o legado da ermida à Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, pelo conde de Anadia, José Maria de Sá Pais do Amaral.

Junto ao adro da igreja, na sua fachada posterior encontra-se um notável sobreiro. A ladear o início do alto do escadório, desenvolve-se o parque com exemplares de pinheiros mansos e bravos e cedros, com zona para merendas com mesas e bancos de pedra.

O escadório conduz à ermida, formando sete patamares, protegidos por muro, com pináculos nos vértices. Possui claramente dois estilos distintos, no topo, junto à igreja e ao cruzeiro do patamar a baixo, de cariz neoclássico, decorado com obeliscos, e após este, em sentido descendente de cariz barroco, com escadório ondulante pontuado por capelas barrocas, da autoria do mestre Rafael Domingos Barreira, da primeira metade do séc. XVIII. As capelas possuem a cruz da Ordem de Malta e no interior imagens da Virgem em pedra de Ançã policromas e paredes revestidas a azulejos rococós da oficina de Coimbra.

O local apresenta vistas sobre a cidade de Mangualde e arredores, sendo também visível do concelho vizinho de Penalva do Castelo, e sobre a serra da Estrela. O lugar conserva importante património que junta várias épocas da história desde a Idade do Ferro, patente nos restos do castro, passando pelo séc. XVIII, com o escadório e capelas, até ao primeiro quartel do séc. XIX com a igreja e outras construções.

Monumento de Interesse Público - Portaria n.º 271/2013, DR, 2.ª série, n.º 91 de 13 maio 2013

Inventário: Joaquim Gonçalves – Junho de 2018

inserido na ROTA DO DÃO

Santuário de Nossa Senhora do Castelo

(Consultada em junho de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. pp. 248, 249.
GIL, Júlio ; CALVET, Nuno – Nossa Senhora de Portugal: Santuários Marianos. 1ª ed. Lisboa : Intermezzo, 2003. p. 444,445.
GUIA de Portugal: Beira. II - Beira Baixa e Beira Alta [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. Vol. 3. pp. 809, 843.
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9444
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=7273

Monte de Nossa Senhora do Castelo, Mangualde