Quinta de Vilar de Besteiros / Solar de Vilar

Centro | Tondela

Quinta de Vilar de Besteiros / Solar de Vilar

Quinta com casa e jardim, com quase 1 ha, inicialmente de maiores dimensões, que incluíam campos agrícolas e mata para sul, hoje em dia separados e de outros proprietários.

A imponente casa com capela, no centro da aldeia, é de meados do séc. XVIII, desenvolvendo-se o jardim junto à fachada posterior e lateralmente à casa. Do primitivo jardim pouco resta, sendo o atual fruto de uma remodelação feita após 1999, altura em que o solar foi comprado pela atual proprietária, estando na altura o imóvel em ruínas e o jardim quase desaparecido.

Atrás da casa encontra-se um terreiro com um grande tanque com duas curiosas bicas carrancas, originais do jardim. Inicialmente este terreiro estaria dividido em dois espaços, com dois tanques, um deles com lavadouros, cujas pedras são usadas atualmente como assentos de bancos. Este terreiro é pontuado por laranjeiras e bordejado de árvores topiadas em guarda-sol. Separado por muro, para oeste, fica, do lado direito, a zona onde é colocada a tenda para eventos, com relvado e caminho bordejado por cerejeiras com fonte de taça circular ao fundo. Logo no início deste caminho surgem dois ciprestes. Do lado esquerdo, encontra-se uma alameda de camélias, alguns exemplares notáveis, com pérgula de roseiras, dando acesso lateralmente a um jardim formal com quadras de canteiros de escalónia talhada, cujo desenho foi inspirado no jardim formal da Quinta da Cruz, em Viseu, que pertenceu à família da atual proprietária, e à zona da piscina. Ao fundo da alameda encontra-se, de um lado, o parque de estacionamento pontuado por oliveiras, e do outro, um relvado pontuado por algumas árvores. No topo da propriedade encontra-se um portão que dava acesso aos antigos campos da quinta e à mata, ainda existente.

Inventário: Joaquim Gonçalves – junho de 2018

Quinta de Vilar de Besteiros / Solar de Vilar

(Consultada em junho de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. p. 218.
AZEVEDO, Carlos – Solares Portugueses: Introdução ao Estudo da Casa Nobre. 1ª ed. Lisboa : Livros Horizonte, 1969. pp. 69, 125
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=35103
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=3717

Largo do Solar, Aldeia, Vilar de Besteiros