Solar do Visconde / Casa Grande
Centro | Carregal do Sal
Solar do Visconde / Casa Grande
Quinta com cerca de 10 ha, com imponente casa tardo-barroca, com origens no séc. XVIII, mas reconstruída em 1838 pelo 1º Visconde de Oliveira do Conde, Miguel Borges de Castro Tavares de Azevedo, casado com Ana Soares de Albergaria. Do jardim, pouco ou nada resta, apenas algumas espécies notáveis de camélias, cedros e sequóias. Desenvolvido atrás da casa, com acesso por portal que ladeia fachada principal, este terreiro com espécies notáveis liga para sul a longa carreira de buxo que conduzia à antiga mata, praticamente inexistente. Antecipando a carreira encontra-se camélias entre bancos de pedra. O início da carreira está bastante danificado, faltando grande parte do buxo, invadida por bambus. A carreira devido à grande dimensão dos buxos forma um túnel fechado que culmina em zona atualmente com alguns eucaliptos, local da antiga mata. Ao logo de toda a carreira surgem lateralmente campos de milho e olival.
Inventário: Joaquim Gonçalves – junho de 2018
Solar do Visconde / Casa Grande
(Consultada em junho de 2018)
ROTEIRO TURÍSTICO - Solares e Casas solarengas do Município de Carregal do Sal. 1ª ed. Carregal do Sal : Câmara Municipal de Carregal do Sal, 2012, p. 19
SILVA, António Lambert Pereira da – Nobres Casas de Portugal. Porto : Livraria Tavares Martins, 1958. Vol. III. pp. 57-60.
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4295