Casa da Cerca

Centro | Gouveia

Casa da Cerca

Mata murada com casa no centro, na parte alta da cidade de Gouveia, que pertencia inicialmente à Cerca do Colégio de Jesuítas.

Com origem em 1693, altura em que D. Maria Ferreira institui um morgado, em que a terça dos seus bens seria destinada a construir um colégio de padres jesuítas, a obra só seria começada em 1733 junto à casa dos fundadores. Em 1739 é inaugurado, mas poucos anos teve na posse da Companhia de Jesus, pois em 1759, os bens são sequestrados por ordem do Marquês de Pombal e o marquesado de Gouveia, extinto, devido ao envolvimento dos marqueses no atentado contra rei D. José I. Em 1760 / 1763 com a expulsão dos Jesuítas a Câmara Municipal passou a administrar o edifício e a cerca dividida, sendo que a maior parte da mata é vendida ao capitão-mor António José Pimentel originando a Casa da Cerca.

O acesso é feito por portão que conduz à extensa mata com cerca de 14 ha, percorrida até à casa por caminho de terra batida, com exemplares notáveis de carvalhos, cedros, pinheiros, sobreiros, medronheiros e loureiros. Na entrada existem vestígios de um jardim romântico com dois pequenos lagos naturalizados, com cascata artificial, com caleira entre eles para circulação da água e bancos com azulejos antigos.

Inventário: Joaquim Gonçalves – Junho de 2018

Casa da Cerca

(Consultada em junho de 2018)
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=11776

Casa da Cerca, Gouveia