Parque das Termas de Caldas de Vizela

Norte | Vizela

Parque das Termas de Caldas de Vizela

Em pleno centro da cidade, encontra-se o parque que é contornado pelo rio Vizela. O acesso principal fica junto à igreja, tendo no lado oposto da estrada o balneário termal e o antigo cinema de Vizela. Na proximidade da entrada do parque encontram-se diversas casas com jardins, a destacar uma popularmente conhecida como “castelo” com construções de betão naturalizado. As primeiras termas foram criadas em 1785 em instalações precárias, registando-se uma grande afluência de pessoas, sendo descobertas em 1787 as antigas termas romanas. No entanto, é só em 1870 que é construído o atual balneário e inaugurado em 1892.

O parque foi construído entre 1884 e 1886 pelo horticultor portuense José Marques Loureiro e pelo jardineiro paisagista Jerónimo Monteiro da Costa, sócio da Real Companhia Hortícola-Agrícola. Foi mandado construir pela Companhia dos Banhos de Vizela tendo custado segundo um jornal da época 3500$00.

O parque apresenta planta triangular e encontra-se estruturado segundo dois eixos, fazendo um L, o primeiro o da alameda da entrada, ladeada por pérgulas com bancos e cobertas por glicínias, que liga ao grande eixo que atravessa todo o parque, com pequena fonte circular no início, uma maior ao centro e, no final, o grande lago. Junto a este encontram-se court de ténis, parque infantil e minigolfe. Caminhos serpenteantes em terra batida percorrem todo o parque, notando-se sempre este eixo central. Espécies notáveis como sequoias marcam o parque. Mais espécies como camélias, plátanos, eucaliptos, cedros, austrálias, ciprestes de Lawson, tílias, magnólias de flor grande, castanheiros da índia, tuias e falsos plátanos constituem a enorme diversidade da flora. Na confluência dos dois eixos existe um parque de merendas com mesas e bancos de pedra.

Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.

Parque das Termas de Caldas de Vizela

(Consultada em maio de 2018)
ARAÚJO, Ilídio de – Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa : Centro de Estudos de Urbanismo, 1962. p. 11.
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. II - Minho [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. Vol. 4. pp. 1270-1273.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=32421
http://europeangardens.eu/inventories/pt/ead.html?id=PTIEJP_Norte

Rua Dr. Abílio Torres, Caldas de Vizela, S. João