Jardim de Santa Bárbara

Norte | Braga

Jardim de Santa Bárbara

Jardim construído atrás do Antigo Paço Arquiepiscopal de Braga, hoje Biblioteca Pública e instalações da Universidade do Minho. É um espaço emblemático da cidade, marcado pela variada paleta de cores das plantas anuais dos seus múltiplos canteiros.

Encontra-se junto à ala mais antiga, construída em 1336 a mando do Arcebispo D. Gonçalo Pereira, avô de D. Nuno Álvares Pereira. O edifício ao longo do tempo sofreu várias remodelações, conferindo-lhe uma intrincada planta com diversas alas construídas em várias épocas, que para além da gótica, encontra-se a renascentista, com obras ao longo de todo o séc. XVI dos Arcebispos D. Diogo de Sousa, D. Manuel de Sousa, D. Frei Agostinho de Jesus e finalmente a ala barroca do séc. XVIII de D. José de Bragança.

O jardim é aberto e construído em plataforma elevada, vencendo o desnível da rua, apresentando junto ao paço diversos vestígios arqueológicos do mesmo, nomeadamente umas arcadas góticas. Ao centro surge chafariz com imagem de Santa Bárbara, que não pertence inicialmente ao local e foi trazido do demolido Convento dos Remédios em 1911. É um jardim formal formado por canteiros geométricos de buxo, integralmente preenchidos por plantas anuais e roseiras.

Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.

Jardim de Santa Bárbara

(Consultada em maio de 2018)
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. II - Minho [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. Vol. 4. p. 808.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=1106
http://europeangardens.eu/inventories/pt/ead.html?id=PTIEJP_Norte.

Rua da Doutor Justino Cruz